Economia

AGU quer impedir pagamento do 14º e 15º salários para procuradores

Para a Advocacia-Geral da União, os procuradores "assoberbam a Justiça", induzindo-a ao erro

postado em 15/10/2014 08:14
A Advocacia-Geral da União (AGU) tenta barrar o pedido de pagamento de 14; e 15; salários feito sem muito alarde por procuradores da República no fim de junho, mesmo após forte pressão popular ter levado à extinção dessa verba extra para deputados e senadores. O processo tramita na 5; Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Em dura contestação, a AGU chega a pedir a condenação da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), autora do pedido, por ;litigância de má-fé;, quando uma das partes é acusada de agir intencionalmente com deslealdade. ;Uma entidade formada por procuradores da República tem conhecimento jurídico para saber que um dispositivo legal foi revogado;, disse.



Os advogados da União defendem que a ação não tem amparo legal, além de ferir a Constituição, que ;proíbe a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de vantagem pessoal do serviço público;. A AGU argumenta, ainda, que, ao requerer 14; e 15;, os procuradores ;assoberbam a Justiça;, induzindo-a ao erro.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação