Economia

Estados Unidos: mundo não pode permitir uma década perdida na Europa

O secretário do Tesouro, Jacob Lew, disse que o mundo está muito apoiado nos Estados Unidos para conduzir a recuperação global

Agência France-Presse
postado em 12/11/2014 15:05
Washington - Os Estados Unidos pediram nesta quarta-feira que os governos europeus façam mais do que recuperar o crescimento, alertando que a flexibilização monetária por parte do Banco Central Europeu não é suficiente para evitar um recuo maior de sua economia.

"O mundo não pode se permitir a uma década perdida europeia", disse o secretário do Tesouro, Jacob Lew. "O BCE deu passos decididos para apoiar a economia através de uma política monetária flexível", afirma Lew, segundo o texto de um discurso que pronunciará nesta quarta-feira.

"Só isso não parece o suficiente para recompor um crescimento saudável. São necessárias ações fortes por parte das autoridades nacionais e de outros organismos europeus para reduzir o risco de que [o crescimento da região] caia ainda mais", alertou Lew.

Lew disse ainda que o mundo está muito apoiado nos Estados Unidos para conduzir a recuperação global. "A economia global não pode prosperar mais apenas com base nos Estados Unidos e não pode confiar que os Estados Unidos crescerão rápido o suficiente para compensar o crescimento fraco das grandes economias", disse Lew. "O mundo será mais forte se todos agirmos para reforçar a demanda interna", afirmou.



[SAIBAMAIS]Os comentários de Lew acontecem antes da reunião do G20 em Brisbane, na Austrália, neste fim de semana. A situação na Europa será tema central do encontro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação