Economia

Black Friday: contra golpes, saiba como consultar irregularidades das lojas

Entre os dias 28 e 30 de novembro cidadãos podem pesquisar gratuitamente o CNPJ da empresa antes de fechar o negócio

postado em 25/11/2014 13:58
Entre os dias 28 e 30 de novembro cidadãos podem pesquisar gratuitamente o CNPJ da empresa antes de fechar o negócio
O consumidor que pretende aproveitar os descontos do Black Friday, nesta sexta-feira (28/11), vai poder checar gratuitamente irregularidades no CNPJ de empresas. O serviço é gratuito apenas durante o final de semana do evento. O objetivo da iniciativa é evitar que o comprador seja vítima de golpes durante o evento em que as lojas prometem oferecer descontos especiais por 24 horas.

[SAIBAMAIS]De acordo com o Serasa Experian, o "VocêConsulta Empresas" fornece informações sobre a situação do CNPJ da empresa, razão social, ocorrência de protestos, cheques sem fundo, ações judiciais, endereço, falências e a existência legal da companhia consultada.;É uma ferramenta a mais que o consumidor tem para não cair nas ações dos golpistas;, diz a superintende de Serviços ao Consumidor, Maria Zanforlin.

Para fazer a consulta, o cliente deve acessar o do consumidor da Serasa e digitar o CNPJ da empresa que quer consultar. É possível localizar o CNPJ no rodapé do site de cada empresa ou nas seções "quem somos" ou "fale conosco".

Desde maio deste ano, o decreto federal 7.962/13, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor, obriga as lojas virtuais a exibirem em suas páginas na internet dados como nome, endereço e CNPJ.

No Distrito Federal, os fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor - Procon-DF, também farão blitz nos principais sites de comércio eletrônico para tentar coibir eventuais violações aos direitos do consumidor durante o Black Friday. O horário de atendimento ao público permanece inalterado, presencialmente, de segunda à sexta, entre 8h e 17h. O consumidor também pode pedir orientação e registrar denúncia por meio do telefone 151, das 8h às 17h, e do .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação