Economia

Bate-boca marca a tentativa de abertura do plenário do Congresso Nacional

A sessão iniciada ao meio-dia foi encerrada às 13h40 e nova tentativa de abertura deve ser feita à tarde

Rosana Hessel
postado em 26/11/2014 13:38
O presidente do Congresso Nacional, o senador Renan Calheiros (PMDB) não conseguiu iniciar os trabalhos na sessão desta quarta-feira (26/11), prevista para começar às 12h, até o momento, devido à falta de quórum, que são 257 deputados e 41 senadores. O senador Romero Jucá (PMDB-RR) tentou fazer a abertura com o quórum da véspera, mas até pouco antes das 13h, mas devido aos protestos da oposição, Renan teve que anular a abertura e anunciar que iria aguardar o quórum por mais 30 minutos. Havia 213 deputados e 32 senadores presentes ao Plenário do Congresso. A sessão foi encerrada às 13h40 e será reaberta apenas na terça-feira (2/12).

[VIDEO1]

Ao tentar protestar com agressividade que o tempo já havia vencido, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), ouviu um cale-se do presidente do Congresso e teve o seu microfone cortado. Ele chegou a subir na mesa para discutir com Renan, alegando que poderia falar o quanto quisesse na condição de líder e alegou que o presidente da Casa está abusando da autoridade. ;Existem três regimentos. O da Câmara dos Deputados, o do Senado Federal e o do Congresso Nacional. Agora, existe um quarto. O do Renan, que se adapta às vontades dele;, esbravejou.

Parlamentares da oposição continuaram se pronunciando na bancada contra a postura de Renan Calheiros ao mandar Mendonça Filho se calar, como o deputado Antônio Imbassahy (PSDB-BA) e Pauderney Avelino (DEM-AM). ;Essa não é a postura do presidente do Congresso Nacional;, disse. ;Nós repudiamos essa atitude. Não podemos concordar com os fatos que estão acontecendo no Congresso Nacional desde a segunda-feira;, afirmou.



Em seguida, Renan voltou atrás e voltou a dar a palavra para o deputado pernambucano que reivindicou pelo cancelamento da sessão. ;O governo ligou a motoniveladora. A sessão estava marcada para o meio dia. Ela se iniciou as 12h28, presidida pelo senador Romero Jucá pelo quórum de ontem. Isso é impossível, porque as matérias são distintas;, afirmou. ;Mais ainda o senhor desrespeitou o prazo de tolerância e o senhor não cumpriu o regimento para encerrar a sessão;, afirmou ele voltando a citar o regimento de Renan. ;Esse regimento liquido que se adapta a qualquer ambiente. É impossível conviver com a minha realidade democrática;, disse.

;Havia uma questão de ordem e eu não havia tomado conhecimento sobre a questão de ordem do senador Aluysio Nunes (PSDB-SP). Tanto que refiz a abertura da sessão e anulei a lista de presença da sessão de ontem;, disse Renan. ;Eu não estou aqui para atropelar o regimento. Estamos aqui para cumprir o papel;, emendou ele, pedindo desculpas pelo excesso e tentando reiniciar a sessão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação