Economia

Planalto anuncia Levy na Fazenda e Nelson Barbosa no Planejamento

Guido Mantega e Miriam Belchior "vão permanecer nos cargos até que se conclua a transição e a formação das novas equipes dos seus sucessores"

Antonio Temóteo
postado em 27/11/2014 15:36
O Palácio do Planalto anunciou nesta quinta-feira (27/11) os nomes dos ministros que formarão a equipe econômica do governo federal. Joaquim Levy vai comandar o Ministério da Fazenda e Nelson Barbosa ficará com o Planejamento.

Levy foi secretário do Tesouro Nacional em 2003
Levy é bem-visto pelo mercado e elogiado por especialistas, mas persiste a dúvida se terá autonomia para efetuar os ajustes necessários. Para o economista Edmar Bacha, um dos pais do Plano Real, a grande questão é se a nova equipe econômica terá espaço para atuar. ;Se o fato de Dilma ter escolhido uma equipe desse quilate indica que ela está disposta a mudar, a ter um segundo mandato mais parecido com o primeiro período do ex-presidente Lula, será muito bom para o Brasil;, afirmou.


Bacha ressaltou que a presidente conhece o modo de Levy trabalhar. ;Ele é uma pessoa independente, tem fama de durão. Se não tiver espaço, vai embora. Isso seria muito ruim para Dilma;, acrescentou. Para o presidente do Itaú Unibanco, Roberto Setúbal, ;os nomes são excelentes. ;A nova equipe econômica abre boa perspectiva para o país.;


Nascido em 1961 no Rio de Janeiro e formado em Engenharia Naval, o novo ministro da Fazenda obteve doutorado em Economia pela Universidade de Chicago em 1992 e mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 1987. Iniciou a carreira em 1984, no Departamento de Engenharia e na Diretoria de Operações da Flumar Navegação e integrou os quadros do Fundo Monetário Internacional (FMI), onde ocupou cargos em vários departamentos, entre 1992 e 1999.

Em 2000, foi nomeado secretário-adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, e, em 2001, economista-chefe do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Em janeiro de 2003, foi designado secretário do Tesouro Nacional. Também foi secretário da Fazenda do Rio de Janeiro no primeiro mandato de Sérgio Cabral.

Guido Mantega e Miriam Belchior
Barbosa ocupou a secretaria executiva do Ministério da Fazenda, desfrutou, durante muito tempo, de livre trânsito com Dilma. Mas, desde que deixou o governo, os dois se distanciaram. A aproximação se deu recentemente, por meio de Lula, que o abrigou no instituto que leva o seu nome

Em nota, a presidente Dilma Rousseff afirmou que os ministros Guido Mantega e Miriam Belchior "vão permanecer nos cargos até que se conclua a transição e a formação das novas equipes dos seus sucessores".

A presidente agradeceu ainda a "dedicação do ministro Mantega, o mais longevo ministro da Fazenda do período democrático". Segundo ela, Mantega teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional. A Presidência informou que o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, permanecerá no cargo.

(Com informações de Simone Kafruni)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação