Economia

Em meio à escalada da inflação, consumo das famílias desaba no trimestre

Foi a segunda queda registrada nos três últimos trimestres

postado em 28/11/2014 09:07
Rio de Janeiro ; Em meio à escalada da inflação e dos juros ao consumidor, que atingiram o maior patamar em três anos, o consumo das famílias desabou. Entre julho e setembro, os gastos dos brasileiros encolheram 0,3%. Foi a segunda queda registrada nos três últimos trimestres, informou esta sexta-feira (28/11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Se o resultado recente não anima, pior ainda é olhar para o desempenho do indicador no retrospecto do ano. No primeiro trimestre de 2014, os gastos do consumidor encolheram 0,2%. Nos três meses seguintes houve pequeno avanço de 0,3%, resultado que praticamente só recuperou o tombo registrado anteriormente. Com a nova queda entre julho e setembro, o desempenho no ano encolheu para uma alta de 1,2%.

[SAIBAMAIS]E, no acumulado em quatro trimestres, a alta é de 1,5%. Mas pode piorar, já que números recentes indicam uma situação de ainda mais desconforto para o consumo. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) cravou alta de 6,59% em 12 meses até outubro deste ano. Foi o quinto mês em que o indicador rompeu o limite de tolerância previsto para o ano, que é uma inflação de 4,5%, podendo chegar, na sua banda mais alta a 6,5% ao ano.



Enquanto isso, os juros cobrados dos consumidores nas principais linhas de crédito não param de subir. Em outubro atingiram 44% ao ano, conforme dados do Banco Central. Foi o maior resultado já registrado nessa linha desde 2011, informou a autoridade monetária.

Como a renda não tem avançado mais como antes, significa dizer que o brasileiro terá menos disponível para gastar inclusive em compras este ano. Não por outro motivo, o varejo já prevê para 2014 o pior Natal em 10 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação