Economia

Indústria registra primeira alta após quatro quedas consecutivas

Nos sete meses de 2014 a indústria encolheu 1,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado, na série com ajuste sazonal

postado em 28/11/2014 09:36
Rio de Janeiro ; A indústria voltou a crescer, após registrar quatro trimestres consecutivos de retração. Dados divulgados esta sexta-feira (28/11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor produtivo registrou avanço de 1,7% entre julho e setembro, resultado que, no entanto, ainda não conseguiu evitar o colapso da produção no ano. Nos sete meses de 2014 a indústria encolheu 1,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado, na série com ajuste sazonal.

[SAIBAMAIS]Na comparação com o terceiro trimestre de 2013, a queda foi de 1,5%. Nessa comparação, apenas a indústria extrativa mineral e o setor de produção de eletricidade, gás e água registraram elevação, de 8,2% e de 0,6%, respectivamente.

Não por outro motivo, como proporção ao Produto Interno Bruto (PIB), a indústria vem perdendo sucessivamente participação. No terceiro trimestre de 2014, o setor representou apenas 21,9% da economia. O problema é que mesmo esse número tende a diminuir nos próximos trimestres, uma vez que o maior motor de sustentação da indústria vinha sendo, nos últimos anos, os incentivos fiscais concedidos pelo governo, por meio de desonerações do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que começará a ter alíquotas elevadas em 2015, conforme o governo já deixou claro.?



A produção industrial é um dos setores que mais responde pela oferta de investimentos produtivos, além de concentrar os empregos mais bem remunerados no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação