Economia

Taxa de rotatividade do mercado de trabalho alcançou 63,7% em 2013

A agricultura e pecuária e a construção civil são os setores com maiores taxas de rotatividade

postado em 17/12/2014 14:52
A taxa de rotatividade global no mercado de trabalho brasileiro alcançou 63,7% em 2013. Isto significa que, de cada dez empregados, seis passam por desligamento e admissão no posto de trabalho ao longo do ano. Em 2012, a taxa chegou a 64% e vem se mantendo estável desde 2010. Os dados constam do estudo Os números da Rotatividade no Brasil: Um Olhar Sobre os Dados da Rais 2002 -2013, divulgado nesta quarta-feira (17/12) pelo Ministério do Trabalho e são referentes aos empregados celetistas.

Se considerada a taxa de rotatividade, descontados os motivos ligados aos trabalhadores como morte, aposentadoria e pedido de demissão, o percentual é 43,4%. A agricultura e pecuária e a construção civil são os setores com maiores taxas de rotatividade.

;Temos um mercado de trabalho que cresce, mas com rotatividade muito alta, talvez configurando um tipo de produtividade econômica perversa, porque está assentada na baixa qualidade dos postos de trabalho;, avaliou Clemente Ganz, diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Segundo ele, o alto percentual se deve a fatores como postos de trabalho frágeis e contratos firmados por prazos curtos para atender a uma demanda de produção. Conforme Ganz, investir em formação profissional e propiciar um crescimento da economia que agregue valor aos produtos e serviços brasileiros são caminhos para reduzir esse índice.

Embora a maior parcela de desligamentos parta de decisão patronal, o desligamento a pedido do trabalhador é o motivo de rescisão que mais cresceu na última década, em razão do aquecimento do mercado de trabalho. O estudo mostra que predomina no país o emprego de curta duração. Entre 2002 e 2013, cerca de 45% dos desligamentos ocorreram com menos de seis meses. Aproximadamente 65% das contratações sequer atingiram um ano completo.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, informou que o governo discute e tem implementado medidas para reduzir a rotatividade dos trabalhadores. Entre elas, está a modernização dos sistemas do ministério, o planejamento de políticas públicas de proteção do emprego e investimento em qualificação dos trabalhadores.



;A qualificação profissional deve ser nossa prioridade. Temos, inclusive, de discutir qual será o emprego do futuro e preparar mão de obra;. Quando analisada a escolaridade e a idade, o estudo mostra que, entre os desligamentos ocorridos em 2013, há predominância dos trabalhadores mais jovens e de menor escolarização. Poucos estabelecimentos respondem por parcela considerável da rotatividade. Cerca de 6% das empresas foram responsáveis por mais de 60% dos desligados entre 2007 e 2013.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação