Economia

OMC: UE apresenta queixa contra subsídios dos EUA à Boeing

Pelas normas da organização multilateral, os Estados Unidos têm agora dez dias para dar esclarecimentos

Agência France-Presse
postado em 19/12/2014 18:33
Genebra- A União Europeia apresentou nesta sexta-feira (19/12) uma queixa à Organização Mundial de Comércio (OMC) contra os Estados Unidos sobre os subsídios do estado de Washington à fabricante Boeing para seu novo avião 777X, informou a organização.

A UE pediu consultas sobre essa questão após a decisão, em novembro de 2013, do estado de Washington de prorrogar de 2024 para 2040 os subsídios para que a Boeing desenvolva, fabrique e venda este novo avião em seu território. A UE alega que essa prática é proibida pelos acordos da OMC.

Pelas normas da organização multilateral, os Estados Unidos têm agora dez dias para dar esclarecimentos, mas, como há recesso de final de ano, a UE aceitou receber uma resposta até o dia 7 de janeiro.



As consultas devem começar 30 dias depois da queixa e não podem durar mais do que 60 dias, exceto em caso de acordo entre as partes. Caso a tentativa de acordo fracasse, o membro demandante pode recorrer ao órgão de solução de controvérsias para a abertura de painel de especialistas.

A UE calcula que a extensão desses subsídios represente aproximadamente 8,7 bilhões de dólares, a quantia mais significativa da história da indústria aeronáutica civil dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação