Economia

O que observar na hora de aderir a um plano de previdência privada

Previdência privada assegura recursos para as necessidades da velhice

Antonio Temóteo
postado em 29/12/2014 06:03

Além de ficar de olho em taxas e tributos, o interessado em aderir à previdência privada também pode definir o perfil dos investimentos. As administradoras dos planos oferecem a possibilidade de aplicações em diferentes tipos de ativos. Se você é arrojado, pode escolher um fundo que invista até 49% em renda variável (ações) ; índice máximo permitido por lei. Os moderados podem combinar renda fixa e variável. Os conservadores devem optar por fundos vinculados a ativos de renda fixa, como títulos públicos, certificados de depósito bancário ou debêntures emitidos por empresas de capital aberto.

Conforme o superintendente de Produtos da Brasilprev, Sandro Bonfim da Costa, um fator determinante na escolha do perfil do investidor é a idade. Conforme Sandro, os mais novos podem arriscar mais e por isso devem escolher uma participação maior em renda variável. Ele afirma que investimentos em bolsa têm se mostrado vantajosos para quem deseja acumular um patrimônio a longo prazo. ;À medida que a pessoa envelhece, podemos reduzir a participação em ações e migrar para títulos públicos. Arriscar também é importante e vale a pena;, comenta.

O vice-presidente da Mapfre Previdência, Eduardo Freitas, comenta que, com o aumento da longevidade dos brasileiros, a Previdência Social terá gastos cada vez maiores, portanto, o valor dos benefícios deve diminuir. Por isso, os mais jovens devem se conscientizar de que precisarão poupar para manter o padrão de vida. ;Os níveis de educação financeira no país são baixos. Além disso, quem ascendeu socialmente tem desejos mais básicos de consumo. O ideal é começar a poupar para evitar transtornos no futuro.;

O presidente da Fenaprevi, Osvaldo Nascimento, observa que as pessoas podem escolher o que fazer com os recursos poupados. Além de serem usados como complemento de renda, pode servir para adquirir um imóvel, um carro, ou custear uma viagem. ;Quem conseguiu atingir todos os objetivos pessoais, terá uma folga no orçamento para fazer um novo investimento. Com a previdência privada é possível atingir um novo sonho;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação