Economia

Políticos russos dizem que a crise é uma boa oportunidade para fazer dieta

Devido à inflação galopante, muitos russos reagiram irados às declarações do deputado, que precisou se desculpar publicamente

Agência France-Presse
postado em 26/01/2015 15:37
Comam menos, pintem os lábios com beterraba, utilizem roupa íntima de algodão russo: essas são alguns dos conselhos dados aos russos para enfrentar a crise. "Se o dinheiro não der, lembre que somos russos, que superamos a fome e o frio, que temos que pensar na nossa saúde e comer menos", disse Ilia Gaffner, um deputado da região de Sverdlovsk, na Sibéria, a uma senhora que se queixou de não poder comprar açúcar para seu filho doente.



Em 2014, os preços subiram mais de 11% e no caso dos alimentos houve um aumento de aproximadamente 15%. Espera-se que a escalada aumente nos próximos meses. Alguns produtos de primeira necessidade, como carne, pescado, açúcar, repolho, queijo, ovos e arroz encareceram entre 10% e 50% por causa das sanções ocidentais e da queda do preço do petróleo. Devido à inflação galopante, muitos russos reagiram irados às declarações do deputado, que precisou se desculpar publicamente.

Depois do pedido de desculpas, contudo, outro político sugeriu que os russos aproveitem a crise para fazer dieta. "Vamos superar todos os obstáculos no nosso país, vamos comer menos, gastar menos energia", disse o vice-primeiro-ministro Igor Shuvalov no Fórum de Davos. Shuvalov explicou que "o plano anticrise é fazer com que os cidadãos comuns e os empresários se adaptem à nova realidade".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação