Economia

Aviação Civil vai notificar GDF por transporte ruim no aeroporto

Segundo o ministro da Aviação Civil a principal reclamação dos passageiros na capital federal é a (falta de) transporte público

postado em 29/01/2015 13:41
O aeroporto de Brasília teve resultados melhores na nova versão do relatório de desempenho operacional dos aeroportos, publicada nesta quinta-feira (29/1) pela Secretaria de Aviação Civil. Mas, segundo o ministro Eliseu Padilha, a principal reclamação dos passageiros na capital federal é (a falta de) transporte público. Ele disse que a primeira providência que tomará é "notificar ao poder responsável para que faça as correções necessárias".

Ponto de táxi no aeroporto: passageiros insatisfeitos com transporte público para sair ou chegar ao aeroporto
O secretário de Mobilidade do Distrito Federal, Carlos Tomé, afirmou ter conhecimento do problema e garantiu que a linha do ônibus executivo será ampliada, com mais qualidade, frequência, confiabilidade e segurança. A secretaria estuda também a implantação do táxi pré-pago que já existe em vários aeroportos do mundo. Hoje, a frota de táxi que atende ao aeroporto da capital federal de segunda a quarta-feira é de cerca de 1,5 mil veículos e de quinta-feira a domingo de 650.

A assessoria do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) disse que a pasta está analisando quais ações podem ser tomadas para melhorar, em um curto prazo de tempo, o atendimento aos usuários que precisam se deslocar para o aeroporto, de ônibus. Uma das ações que serão tomadas é melhorar a divulgação das linhas, bem como dos horários dos coletivos que atendem ao terminal. Hoje, 78 ônibus fazem a linha do aeroporto nos dias úteis.

A satisfação dos passageiros nos 15 principais aeroportos brasileiros aumentou no quarto trimestre de 2014. Entre os usuários, 76% consideram os terminais "bons" ou "muito bons". No trimestre anterior, a aprovação era de 74% e em 2013, 68%. A satisfação dos usuários com os aeroportos subiu de 3,84 entre o quarto trimestre de 2013 para 3,94% em igual período de 2014. Os 15 terminais analisados são responsáveis por 95% dos vôos no país . Oito deles já alcançaram a meta da Secretaria de Aviação Civil, estipulada junto com os operadores aeroportuários, de manter essa nota acima de 4. O mais bem avaliado (4,29) é o Aeroporto Internacional de Viracopos,em Campinas, no interior de São Paulo.



É a primeira vez que um aeroporto privatizado conquista esse patamar. Entre os itens mais bem avaliados de Viracopos, estão o tempo na fila na emigração e no guichê, além da eficiência e cordialidade no atendimento. Os outros seis terminais mais bem avaliados são administrados pela Infraero: Curitiba, Recife, Fortaleza, Santos dumont, Congonhas e Porto Alegre.

A segunda pior avaliação ficou com o aeroporto de Guarulhos, também privatizado, administrado pela GRU Airport, concessionária que é controlada pela Invepar. Segundo o ministro a razão para essa classificação seriam as obras que estão em andamento nos terminais que operam vôos nacionais. "A estratégia de concessão de Guarulhos foi começar as obras no terminal internacional e só a partir de agora os passageiros dos terminais 1 e 2 passarão a notar os efeitos de melhora", explicou. Ele emendou que alguns dos itens que mais pesam na avaliação geral dos aeroportos são limpeza geral, limpeza dos banheiros e conforto do terminal, assim como preços de produtos em lanchonetes, restaurantes e estacionamento.

Ao todo, 47 indicadores são avaliados na pesquisa, como tempo de espera em filas da aduana e da imigração, limpeza e conforto dos terminais, quantidade de assentos e de banheiros. Desde que a pesquisa começou a ser feita, já foram ouvidos mais de 140 mil passageiros.

A Secretaria de Aviação Civil informa que o ministro da Aviação, Eliseu Padilha, não notificará o GDF sobre a qualidade do transporte público que liga o centro da cidade ao aeroporto, e sim vai solicitar à autoridade aeroportuária que aborde essa questão junto ao órgão responsável.

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