Economia

Com paralisação, caminhoneiros levam o país ao desabastecimento

No DF, faltam carnes e pão industrializado. Exportações desabam

Simone Kafruni
postado em 25/02/2015 06:02

Protesto causou engarrafamento na altura de Betim, em Minas GeraisO sexto dia de protestos dos caminhoneiros avançou ontem com 115 bloqueios em estradas estaduais e federais de 10 estados. As paralisações provocam desabastecimento no país, sobretudo, de combustíveis, gás de cozinha, alimentos perecíveis e medicamentos, o que deve pressionar ainda mais a inflação. Em Brasília, produtos como presuntos e peito de peru estão em falta nos supermercados desde a última sexta-feira. ;Estamos tendo que remanejar estoques entre as lojas para reduzir os transtornos;, disse um dos gerentes do Big Box, Elenilton de Castro. Além dos embutidos, estão desaparecendo das gôndolas pães industrializados e carnes de boi, de porco e de frango.

O problema é tão sério que os fornecedores estão alertando os supermercadistas para fazerem estoques com o que for possível. ;Um produtor de carne de porco e frango do Paraná me ligou e sugeriu que eu comprasse mais nas próximas remessas, porque terei problemas no futuro;, contou o gerente do Veneza, Evantuir Ramos.

Com a falta de ração para animais, as agroindústrias interromperam os abates, reduzindo a oferta de carnes. A coleta de leite no campo foi paralisada, com prejuízos diários de pelo menos R$ 15 milhões. Também há registro de atrasos na entrega de medicamentos. E a produção de carros foi afetada por conta da falta de componentes, o que resultou em dispensa de milhares de funcionários.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação