Economia

Viagens, gasolina e até o pão: como o dólar afeta o bolso do brasileiro

Especialista afirma que poder de compra dos brasileiros fica menor porque aumenta a pressão nos custos dos produtos

Simone Kafruni
postado em 05/03/2015 10:51
A valorização do dólar influenciará de forma decisiva no orçamento dos brasileiros, que já sofrem no bolso com o aumento dos preços administrados, como os de energia e combustíveis. Na avaliação de Silvio Campos Neto, economista da Tendências Consultoria, a alta da divisa dos EUA terá impacto direto no empobrecimento do país. ;O poder de compra dos brasileiros fica menor porque aumenta a pressão nos custos dos produtos;, explicou.

[SAIBAMAIS]Campos Neto ressaltou, contudo, que a velocidade do repasse pode variar. ;O Brasil está em recessão. Como a situação não está boa, comércio e indústria tendem a absorver esse maior custo. Mas isso enfraquece a economia, porque as margens de lucro das empresas, que já estão deprimidas, caem ainda mais;, sentenciou. Sem lucros, a tendência é as companhias demitirem funcionários.



[VIDEO1]

Vários produtos consumidos pelo brasileiro sofrem impacto do dólar, a começar pelo pão, já que o Brasil não produz trigo suficiente e precisa importar o produto. Quase 30% das mercadorias que estão nas gôndolas dos supermercados são importadas. As viagens internacionais também ficam mais caras. As passagens para o exterior são convertidas pela moeda norte-americana e comprar dólar exige mais reais. As faturas de cartão de crédito, sobre as quais incide o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38%, também disparam com o dólar alto.

A energia gerada em Itaipu e consumida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste é cotada em dólar e isso pode significar mais um aumento nas tarifas. As empresas também terão suas dívidas de US$ 210 bilhões elevadas porque elas precisarão de mais reais para pagar juros e isso acabará sendo repassado aos consumidores.

Especialista afirma que poder de compra dos brasileiros fica menor porque aumenta a pressão nos custos dos produtos

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação