Economia

Reajuste linear de 27,3% pedido pelos servidores é "irreal", diz ministro

Nelson Barbosa não divulgou o percentual que o governo pode dar aos trabalhadores

Vera Batista
postado em 20/03/2015 13:58
Após uma reunião de mais de três horas com lideranças de 49 entidades que representam servidores públicos federais, ministro Planejamento, Nelson Barbosa, declarou que o reajuste linear de 27,3% pedido pelos servidores é irreal. Ele não divulgou o percentual que o governo pode dar aos trabalhadores, mas declarou que a mesa de negociação está aberta entre os meses de maio, junho e julho.

[SAIBAMAIS]Nesse período será discutido o novo percentual, que vai depender do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), do crescimento vegetativo da folha e os novos concursos públicos que já ocorreram. Depois dos cálculos é que o governo pode chegar ao percentual de aumento. ;O que a sociedade quer é o que o governo tem que cumprir: a redução da folha de pagamento em relação ao PIB. Essa relação da folha de pagamento com o PIB cresceu de 4,2% para 43% e isso tem que ser reduzido;, afirmou.



Junto com o ministro estava o secretário de Relações do Trabalho, Sergio Mendonça, um dos negociadores oficiais do governo. Ele afirmou que os parâmetros para a negociação têm um denominador comum, que depende das despesas, da receita e do crescimento econômico. Ele crê que durante os três meses de negociação, por mais complexo que seja, é possível se chegar a um termo comum.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação