Economia

Setor de serviços tem o menor crescimento da série histórica, diz IBGE

Entre os componentes que medem o indicador, os serviços de administração, saúde e educação pública subiram 0,5%

Rodolfo Costa
postado em 27/03/2015 10:12
O setor de serviços, que representa cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB), tombou. No acumulado do ano, o crescimento foi de 0,7%, o pior resultado da série histórica medida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que data a partir do quarto trimestre de 1996.

Mesmo se a instituição não tivesse alterado a metodologia, o indicador ainda teria registrado aumento inferior ao obtido em 1992. Naquela época, o avanço foi de 0,8%. Entre os componentes que medem o indicador, os serviços de administração, saúde e educação pública subiram 0,5%, o crescimento mais baixo desde 1997, quando cravou 0,0%.

A estagnação do setor foi movida pelos serviços de informação (4,6%), intermediação financeira e seguros (0,4%), outros serviços (0,1%), atividades imobiliárias (3,3%), transporte, armazenagem e correio (2%), e comércio (-1,8%).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação