Economia

Vladimir Putin ratifica fundo dos BRICS que terá 100 bilhões de dólares

postado em 02/05/2015 14:35
Moscou, Rússia - O presidente russo, Vladimir Putin, ratificou neste sábado (2/5) o acordo para criar o fundo comum de reservas dos países emergentes BRICS, assinado em julho por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. "O acordo para a criação de um fundo comum de reservas de câmbio dos países BRICS foi ratificado", afirma um documento do Kremlin, citado pela agência de notícias russa RIA Novosti.

Putin confirma acordo para a criação de um fundo comum de reservas de câmbio dos países do BRICS

O fundo terá 100 bilhões de dólares (89,2 bilhões de euros) segundo garante o acordo firmado pelos cinco países do grupo em Fortaleza, Brasil, no dia 15 de julho de 2014. A Rússia prometeu destinar 18 bilhões de dólares, assim como Índia e Brasil, ainda que longe dos 41 bilhões prometidos pela China. A África do Sul completará o fundo com 5 bilhões de dólares.


Segundo a declaração final assinada pelos BRICS em Fortaleza, estes 100 bilhões de dólares lhes permitirão evitar "as pressões a curto prazo de liquidez" e "promover uma maior cooperação" entre eles. Moscou considera este fundo como uma alternativa às instituições financeiras internacionais dominadas pelos Estados Unidos, país com o qual a Rússia vive fortes tensões desde o início da crise ucraniana.

[SAIBAMAIS]

Os BRICS, que representam 40% da população e um quinto do PIB do planeta, também firmaram em julho um acordo para criar seu próprio banco, colocando a primeira pedra de uma nova arquitetura financeira que pretende minar a hegemonia ocidental.

Este novo banco, cuja sede será em Xangai e que é destinado a financiar as grandes obras de infraestrutura, terá um capital inicial de 50 bilhões de dólares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação