Economia

Após anúncio de déficit comercial dos EUA, Wall Street fecha em baixa

Cronicamente deficitário, o déficit comercial dos Estados Unidos foi em março de 51,4 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 43,1% em relação a fevereiro

Agência France-Presse
postado em 05/05/2015 18:47
Nova York - Wall Street fechou em baixa nesta terça-feira, diante o forte aumento do déficit comercial enquanto os preços do petróleo experimentaram uma forte alta: o Dow Jones caiu 0,79% e o Nasdaq 1,55%.

Segundo os resultados definitivos de fechamento, o índice Dow Jones Industrial Average teve baixa de 142,20 pontos, a 17.928,20 unidades, e o tecnológico Nasdaq, 77,60 pontos, a 4.939,33 unidades. O índice ampliado S 500 retrocedeu 1,18%, 25,03 pontos, a 2.089,46 unidades."Com os dados decepcionantes que vemos há dois meses, cada vez há mais temores sobre a economia", declarou Michael James, da Wedbush.

[SAIBAMAIS]

Assim, o mercado avaliou que os bons resultados da atividade do setor de serviços em abril, divulgados nesta manhã, representa apenas uma "exceção" em uma onda de estatísticas decepcionantes, avaliou.

Cronicamente deficitário, o déficit comercial dos Estados Unidos foi em março de 51,4 bilhões de dólares, o que representa um aumento de 43,1% em relação a fevereiro.



Este grande aumento do déficit, impulsionado por um histórico aumento das importações (%2b7,7%) combinado a uma estagnação das exportações (%2b0,9%), surpreendeu os analistas, que previam um aumento de apenas 11% do déficit comercial de bens e serviços.

Com a divulgação desse resultado, deve haver uma revisão em baixa do crescimento do Produto Interior Bruto (PIB) no primeiro trimestre, que segundo a primeira estimativa difundida na semana passada seria de um decepcionante 0,2%.

Outro fator que inquieta o mercado, segundo James, é que o petróleo experimentou uma forte alta e superou nesta terça-feira a barreira dos 60 dólares o barril. "É muito prejudicial para a indústria de bens de consumo e para as companhias aéreas", ressaltou.

"Começamos a ter medo do risco de inflação devido ao maior custo da energia", comentou Jack Ablin, da BMO.

No mercado de títulos, o rendimento dos bônus do Tesouro americano a dez anos subiu nesta terça-feira para 2,171% em relação aos 2,139% de segunda-feira. O rendimento dos bônus a 30 anos passou de 2,877% para 2,901%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação