Economia

Janet Yellen afirma que Fed deve elevar juros ainda neste ano

O Federal Reserve mantém desde 2008 seus juros básicos próximo a zero a fim de sustentar a atividade econômica

Agência France-Presse
postado em 22/05/2015 17:54
O Federal Reserve (Fed, banco central americano) deverá "em algum momento deste ano" começar a elevar suas taxas básicas de juros, que estão próximas de zero desde 2008, disse nesta sexta-feira (22/5) a presidente do organismo, Janet Yellen, alertando que não fazê-lo poderá "superaquecer" a economia.

"Se a economia continuar melhorando como eu espero, acho que será apropriado em algum momento deste ano dar os primeiros passos para elevar as taxas", disse em um discurso, ressaltando que adiar esse ajuste monetário "implica em correr o risco de superaquecer a economia".

O Fed mantém desde 2008 seus juros básicos próximo a zero a fim de sustentar a atividade econômica, mas pretende começar a subi-los à medida que a economia americana melhore.

Ainda não se sabe, contudo, quando isso será feito. Os mercados esperavam que a primeira elevação fosse realizada em junho, mas vários membros do Fed acham isso pouco provável, em razão da estagnação da economia no primeiro trimestre, segundo as atas da reunião de abril do organismo publicadas na quarta-feira.



Em seu discurso, Yellen reconheceu que as duas metas do Fed - pleno emprego e uma inflação anual de 2% - ainda não foram alcançados.

Segundo a presidente do Fed, a queda acentuada da taxa de desemprego provavelmente não reflete os persistentes problemas do emprego e o fato de que um setor significativo dos norte-americanos permanecem fora da população ativa, por falta de oportunidades.

De qualquer forma, espera-se uma melhora da conjuntura e Yellen acredita que alguns "ventos desfavoráveis" que freavam a economia - como a crise na zona do euro e a austeridade fiscal nos Estados Unidos - já estão mais fracos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação