Economia

BID vai emitir títulos no Brasil para financiar infraestrutura

Emissão será destinada principalmente para o setor privado

postado em 25/05/2015 17:43
O presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (25/5), com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy. Eles discutiram as possíveis formas de romper os gargalos de financiamento para investimentos na infraestrutura. "O Levy tem um grande interesse, assim como o ministro Nelson Barbosa (Planejamento), com quem estive hoje também. Estamos estudando os gargalos e tudo é dirigido na forma como os bancos podem garantir as parciais. Falamos também com Luciano Coutinho (presidente do banco Nacional de desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)", afirmou Moreno.

Sem dizer quando, nem quanto, Moreno anunciou que o BID vai lançar títulos no Brasil, em reais, para financiar projetos de infraestrutura. "Essa emissão vai ser destinada sobretudo para o setor privado. Então, aqueles projetos de longa maturação, cujo risco de câmbio é um problema, nós poderemos ajudar. Emitimos na Ásia, na Europa, na Colômbia, em pesos, e agora o Brasil nos permitiu emitir em reais", completou o vice-presidente de países do BID, Alexandre Meire da Rosa.

Leia mais notícias em Economia


O BID é o principal parceiro do Brasil, com empréstimos anuais de US$ 2,3 bilh%u014Des e desde o ano passado estão autorizados a manter contas em reais e fazer captações no mercado doméstico. No mês passado o Conselho Monetário Nacional (CMN) também autorizou que essas emissõess possam comprar titulos da divida publica brsileira como forma de reforcar o caixa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação