Economia

Joaquim Levy chega bem aos Estados Unidos, para cumprir agenda oficial

Mesmo sendo desaconselhado por médicos, por conta de uma embolia pulmonar, o ministro viajou para se juntar à comitiva da presidente Dilma

postado em 28/06/2015 14:10

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, chegou aos Estados Unidos neste domingo (28/6) e passa "muito bem". A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da pasta. Mesmo sendo desaconselhado por médico, Levy resolveu viajar para se juntar à comitiva da presidente Dilma Rousseff no país. Na noite da sexta-feira (26/6), o líder havia sido internado no Hospital do Coração, em Brasília, após ser diagnosticado com embolia pulmonar. Mesmo assim, ele contrariou as orientações médicas e, após receber alta, fez questão de ir ao encontro da presidente, sem qualquer acompanhamento médico.

[SAIBAMAIS]Levy embarcou na noite deste sábado em um voo comercial no Aeroporto Juscelino Kubitschek. Ele passou o dia em repouso e não viajou no avião presidencial, com Dilma e demais ministros que compõem a comitiva. O avião em que ele viajava pousou em Miami às 7h30 (horário de Brasília), para fazer escala, e chegou a Nova York por volta de 12h30, também no horário daqui. A agenda de compromissos de Dilma começa hoje com encontro com empresários brasileiros e termina em 1; de julho, em São Francisco, na Califórnia.

O titular da Fazenda integrava a comitiva de 11 ministros que viajaria com a presidente na manhã de hoje. Também estavam na lista do avião presidencial: Mauro Vieira (Relações Exteriores), Jaques Wagner (Defesa), Renato Janine Ribeiro (Educação), Armando Monteiro (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), Nelson Barbosa (Planejamento), Ricardo Berzoini (Comunicações), Aldo Rebelo (Ciência e Tecnologia), Kátia Abreu (Agricultura) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente).



Já o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também fazia parte lista, mas acabou ficando no país após novas denúncias da Operação Lava-Jato, nas quais as campanhas de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberam dinheiro desviado da Petrobras. Em 2012, quando a presidente visitou oficialmente a Casa Branca pela primeira vez, o então ministro da Educação cometeu várias gafes e teve que fazer um desmentido de suas declarações. A saia justa irritou a presidente, que fez com que Mercadante voltasse em avião de carreira para o Brasil na ocasião.

Com informações de Rosana Hessel

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação