Economia

Dólar dispara em reação à perspectiva negativa para nota de crédito

Especial para o Correio
postado em 28/07/2015 15:07
A decisão da Standard & Poor;s de colocar o Brasil em perspectiva negativa, um passo para o país perder o grau de investimento, intensificou o nervosismo no mercado financeiro. Assim que o comunicado da agência de classificação de risco chegou às mesas de operações de bancos e corretoras, o preço do dólar disparou e a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) reduziu à metade a sua alta. O dólar chegou a bater R$ 3,43, e era negociado a R$ 3,40 no momento da publicação deste texto, com alta de 1,24%. A Bovespa, que chegou a computar valorização de base 2%, marca elevação de 0,61%. Com essa cotação, a moeda norte-americana renova o nível mais alto em 12 anos.

A perspectiva negativa desestimula investidores e abala a confiança no mercado financeiro, que, já desgastado, entrou em colapso após a notícia. Com pouca confiança na retomada do crescimento do Brasil, a S manteve a nota de crédito do Brasil em ;BBB-;, que é o último patamar do selo de bom pagador, ou seja, do grau de investimento, antes de um rebaixamento ao grau especulativo.

Para a agência, os riscos de piora, ;apesar das amplas mudanças a caminho;, não estão baseados apenas em fatores econômicos, mas também no desgaste político do país. Em nota, a S afirmou que ;o número de investigações de corrupção envolvendo certos políticos e empresas está crescentemente pesando sobre as perspectivas fiscais e econômicas do Brasil, colocando em risco a implementação efetiva de medidas, particularmente no Congresso;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação