Economia

Calote sobe 5,45%, com 57 milhões de consumidores no cadastro de devedores

O arrefecimento da economia foi, na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcel Kawauti, o principal motivo para a alta da inadimplência

Rodolfo Costa
postado em 09/10/2015 10:56
A inadimplência não dá trégua. Em setembro, o calote subiu 5,45% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo Serviço Nacional de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Segundo as entidades, a estimativa é de que 57 milhões de consumidores estejam com o nome registrado cadastro de devedores no país.

O arrefecimento da economia foi, na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Marcel Kawauti, o principal motivo para a alta da inadimplência. "O aumento do desemprego, a inflação mais resistente e o encarecimento do crédito estão dificultando a capacidade de os consumidores honrarem seus compromissos", disse.



A desaceleração da atividade econômica também continua atingindo em cheio o varejo. Em setembro, as consultas de vendas à prazo caíram 6,87% na comparação com o mesmo período de 2014. No acumulado dos nove meses do ano, essa retração foi de 3,53%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação