Economia

Taiwan quer dobrar vendas de eletrônicos para a América Latina

O governo investe em tecnologia para garantir aumento de exportações

Vera Batista
postado em 13/10/2015 06:00
Com a Europa em crise, China e Estados Unidos crescendo menos, os mercados emergentes passaram a ser uma boa opção para escoar a produção de países asiáticos, que veem na expansão da classe media uma oportunidade de negócio. A república chinesa de Taiwan é um dos principais exemplos. O país quer ampliar as exportações para toda a América Latina, especialmente para o Brasil. Segundo dados do Ministério de Economia de Taiwan, a previsão é de dobrar, nos próximos dois anos, as vendas de eletrônicos e instrumentos de alta tecnologia, atualmente em 3% (do total global de US$ 189 bilhões).

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]Essa é uma das estratégias de retomada do desenvolvimento de Taiwan, que, depois de crescer em 2014 3,77%, tem perspectiva de expansão, neste ano, de apenas 1,56%, e, segundo o presidente do Instituto de Pesquisa de Taiwan, David Hong, ;não deve chegar a 1%;. ;As exportações de Taiwan, em agosto de 2015, caíram 14,77%, em relação ao mesmo período do ano passado. E as importações declinaram 16,69%, na mesma comparação;, destacou.

Os dados apontam que o desemprego vem aumentando: o último levantamento, de julho passado, mostra que o mercado de trabalho recuou 3,82%, no mês e, por esse motivo também, Taiwan tem urgência em levar a cabo o plano nacional de desenvolvimento, que começou a ser desenhado após a crise de 2008, para entrar com mais força, não só no Brasil, como também em países como Rússia, México, Turquia, Myamar, Emirados Árabes, Índia, Vietnã, Indonésia, Filipinas, e focar ainda mais no comércio bilateral com a China.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação