Economia

Transportadoras brasileiras estão pessimistas quanto a economia

86% dos transportadores não confia na gestão econômica do governo e não tem boas expectativas para 2016

Natália Lambert
postado em 24/11/2015 11:38
Levantamento feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) mostra que o momento de crise financeira tem afetado fortemente o setor de transportes no Brasil e o clima é de pessimismo. A Sondagem Expectativas Econômicas do Transportador ; 2015, feita com representantes de cargas e de passageiros, revela que 86% dos transportadores não confia na gestão econômica do governo e não tem boas expectativas para 2016. Praticamente a metade (49%) acredita que o país voltará a crescer só em 2017 e 19,6% vêem a situação de forma ainda pior: projetam crescimento só para 2018.

;O momento é de alerta e inspira cuidados nos diversos segmentos do transporte. No ano passado, os transportadores já não se mostravam otimistas, mas, agora, a situação está ainda mais grave. É a pior expectativa em relação ao desempenho de suas atividades desde o início da Sondagem da CNT, em 2012;, diz o presidente da Confederação Nacional do Transporte, Clésio Andrade.

Mais da metade (54%) das empresas também relataram redução da receita bruta em 2015 em relação a 2014, o que causou muitas demissões no setor. Segundo o levantamento, 79,1% diminuíram o quadro de funcionários em 2015 e 29,3% acham que, no próximo ano, reduzirão a expectativa de contratação formal. Foram ouvidos representantes de transporte rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, no período de 26 de agosto a 17 de setembro, em todo o Brasil.



Outro ponto de insatisfação está no transporte aéreo de passageiros. Todos os representantes da aviação civil reclamam do alto custo dos insumos e 83,3% afirmaram que a taxa de câmbio elevado está tendo impacto sobre a atividade. Impacto que está sendo sentido também no bolso dos consumidores.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação