Economia

Taxa de investimento fica em 18,1% do PIB e é a menor desde 2007

Queda no terceiro trimestre de 15% na Formação Bruta de Capital Fixo é nona consecutiva, pela série com ajuste sazonal, e a maior desde 1996, início da série histórica do IBGE

Rosana Hessel, Enviada Especial
postado em 01/12/2015 12:24
Rio de Janeiro (RJ) - Os investimentos no Brasil estão em queda livre. A taxa de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que inclui desembolsos públicos e privados, ficou em 18,1% do Produto Interno Bruto (PIB), o mais baixo patamar para o período desde 2007, quando foi de 17,5% do PIB, conforme dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação do terceiro trimestre deste ano com o mesmo período do ano passado, os investimentos encolheram 15%. ;Essa é a maior queda trimestral na história para o indicador registrada pelo IBGE para essa base de comparação;, informou a gerente de Contas Nacionais Trimestrais do instituto, Claudia Dionísio. ;A gente constatou uma demanda interna mais fraca que acaba retraindo o investimento. A queda das importações, de 20% no trimestre, também está batendo nos investimentos porque a desvalorização cambial desfavorece a compra de bens de capital;, destacou a técnica.

Essa taxa de investimento em relação ao PIB é o principal indicador de uma economia para mostrar seu potencial de crescimento. Essa taxa está em queda há seis trimestres consecutivos, o que mostra a total falta de credibilidade do governo e da confiança do empresário em investir no país.

Leia mais notícias em Economia

[SAIBAMAIS]Para especialistas em geral, para uma economia ter crescimento sustentável, a taxa de investimento precisa ser acima de 25% do PIB. Desde o início do Plano Real, o país nunca chegou nessa taxa. O pico ocorreu em 2007, quando ela foi de 22% do PIB, e vem caindo ano a ano, consecutivamente. Pelas estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), essa tendência permanecerá e essa taxa chegará a 14,9% em 2020, a menor desde 2003, quando foi de 14,1% do PIB.

Recessão
Claudia participou da entrevista coletiva de divulgação do resultado do PIB, que encolheu pelo terceiro trimestre consecutivo. De janeiro a março deste ano, o recuo foi de 0,8% na comparação com último trimestre de 2014. De abril a junho, o recuo foi de 2,1%. E, no terceiro trimestre, a retração foi de 1,7%. Essas três quedas consecutivas, para os economistas, configura uma recessão, e, no ano, o PIB já acumula queda de 3,2%, a maior da série histórica, superando as projeções de recuo para este ano, de 3%, para grande parte dos analistas e do FMI.

Claudia, no entanto, evitou admitir que o país está mergulhado em uma recessão, mas reconheceu que a economia brasileira registrou "uma piora expressiva" na maioria dos indicadores neste último trimestre, especialmente, pela queda de 4,5% no consumo das famílias, que refletiu a "deterioração do emprego e da renda da população" . O resultado do PIB do terceiro trimestre, segundo ela, só não foi pior, porque houve uma pequena ajuda do setor externo, dado a alta de 1,1%nas exportações e a queda expressiva de 20% nas importações. "O setor externo ajudou a amenizar a queda", disse.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação