Economia

Celulares do DF passam a ter nove dígitos no fim de maio

Medida tem o objetivo de aumentar as combinações e ampliar o volume de linhas disponíveis

postado em 21/05/2016 09:25
Medida tem o objetivo de aumentar as combinações e ampliar o volume de linhas disponíveis

A partir de 29 de maio, os números de celular do Distrito Federal e de seis estados passarão a ter nove dígitos. O 9 precisará ser acrescentado antes de cada ligação para DDDs (Discagem Direta a Distância) iniciados com 6. A mudança ocorrerá na capital federal (DDD 61), em Goiás (62 e 64), Tocantins (63), Mato Grosso (65 e 66), Mato Grosso do Sul (67), Acre (68) e Rondônia (69). A medida tem o objetivo de aumentar as combinações e ampliar o volume de linhas disponíveis. Telefones fixos e de aparelhos usados como rádio não sofrerão alteração.

Os usuários terão quatro meses para se adaptar. De 29 de maio até 7 de julho, as chamadas serão realizadas normalmente, seja discando os oito números de origem, ou com a inclusão do nono dígito. A partir de 8 de julho até 5 de setembro, uma mensagem vai orientar sobre o novo formato de discagem. Após esse período, as chamadas com oito dígitos não serão mais completadas.

Clientes TIM e Claro já começaram a receber mensagens de texto informando sobre a mudança na discagem de chamadas. As operadoras Oi e Vivo disponibilizam aplicativos que simplificam a atualização da agenda do celular.

Para o diretor do SindiTelebrasil, Sérgio Kern, a mudança é gradativa, tranquila e transparente. ;Além disso, não causa nenhum transtorno ao consumidor, as pessoas se adaptam rapidamente;, disse. A pedagoga Marlene Oliveira, 43 anos, avaliou que o acréscimo do nono dígito na Região Centro-Oeste vai simplificar a comunicação com outros estados. ;A padronização entre as cidades brasileiras está ocorrendo aos poucos. Depois dessa adaptação não haverá mais confusão para saber se esse ou aquele estado tem nove dígitos;, comentou.

O coordenador de Numeração da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Afonso Feijó, explicou a medida proporcionou quase o dobro da oferta de novos números. ;Só na cidade de São Paulo, passou de 37 milhões para 90 milhões;, afirmou.

A mudança já foi feita nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O nono dígito será implementado em todo o Brasil até o fim de 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação