Economia

Minas e Energia confirma Luiz Augusto Barroso como novo presidente da EPE

Barroso atua há cerca de 18 anos na PSR, em estudos de planejamento, regulação, finanças, gestão de riscos e comercialização de energia no Brasil e em mais de 30 países

Agência Estado
postado em 30/05/2016 17:26

O Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou na tarde desta segunda-feira (30/5) que o matemático Luiz Augusto Barroso será o novo presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Na semana passada, ele já tinha informado ter recebido o convite para assumir a instituição, em substituição a Maurício Tolmasquim, e indicou que estava negociando sua ida.

A EPE, criada em 2004 e desde então comandada por Tolmasquim, é responsável pelo planejamento do setor energético brasileiro, por meio da realização de estudos e execução dos leilões de energia. Conforme destacou o MME em nota, Barroso, que até agora atuava como diretor executivo da consultoria PSR, terá como missão "buscar um reposicionamento da entidade para além da sua atuação já consolidada". O objetivo do novo governo é tornar a instituição "um espaço destinado a pensar de forma estratégica o setor energético, trazendo para o Brasil o conhecimento de ponta gerado internacionalmente sobre o tema", disse o ministério.

Na nota, o ministro Fernando Coelho Filho agradeceu a Barroso, "que entendeu nossa proposta de construir um ambiente setorial propício aos investimentos, alinhada com a visão do presidente interino Michel Temer, de promover a reinstitucionalização do País". Para o ministro, a expertise e experiência de Barroso ajudarão "no reerguimento e dinamização do setor com base em credibilidade, transparência, independência e eficiência".

Barroso atua há cerca de 18 anos na PSR, em estudos de planejamento, regulação, finanças, gestão de riscos e comercialização de energia no Brasil e em mais de 30 países. Além disso, é pesquisador associado do Instituto de Investigación Tecnológica da Universidad Pontificia Comillas, na Espanha, e leciona na Escola de Regulação de Florença.

Secretários


Também foram confirmados hoje os nomes do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Eduardo Azevedo, e do secretário de Geologia e Mineração do MME, Vicente Lôbo. Anteriormente, o ministério já havia confirmado Paulo Pedrosa como novo secretário-executivo.

O engenheiro elétrico Eduardo Azevedo, formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), já participou como consultor em projetos do MME, em parceria com o PNUD, para a implantação do Sistema Nacional de Informações Energética (SNIE), entre 2002 e 2003. Entre 2010 e 2016, ocupou o cargo de Secretário Executivo de Energia do Governo de Pernambuco e, desde 2013, é o vice-presidente de Energias Renováveis do Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Minas e Energia.

Vicente Lôbo, por sua vez, é engenheiro de Mineração formado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ele foi diretor Industrial de unidades da Vale, entre 2010 e 2015, e diretor Industrial na Bunge Ltda, entre 2003 e 2010, com atuação no setor mineral desde 1986. Em sua atuação na Vale, Lôbo era responsável pela direção das atividades de desenvolvimento de processos químicos, bem como pela operação das minas e da manufatura de fosfato em diversas unidades da empresa.

Em nota, Coelho Filho agradeceu o engajamento dos novos secretários ao aceitarem o convite para compor o secretariado do MME. Destacou também o apoio que vem recebendo de técnicos do setor com quem tem conversado e das entidades e associações do setor energético. "Dependemos de todos, inclusive de fora do governo, nessa visão de que podemos aprimorar o setor. Isso depende de todos, com mais eficiência, competência, para ajudarmos a trazer resultados para a economia do país", declarou

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação