Economia

Desemprego fica em 11,2% no trimestre terminado em abril, aponta IBGE

Foi o pior resultado da série histórica da pesquisa. Em igual período do ano passado, a taxa de desemprego medida pela Pnad Contínua estava em 8,0%

postado em 31/05/2016 09:30
O número de desempregados cresce de forma exponencial: no trimestre encerrado em abril já eram 11,4 milhões de pessoas sem trabalho no país. Um aumento de quase 2 milhões de pessoas desocupadas em relação ao trimestre anterior (novembro a janeiro). O dado faz parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgados nesta terça-feira (31/5), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o pior resultado da série histórica da pesquisa.

No trimestre anterior, de novembro de 2015 a janeiro de 2016, o índice correspondia a 9,6 milhões, representando um acréscimo de 18,6%, ou mais 1,8 milhão de pessoas nesse contingente. No confronto com igual trimestre do ano passado esta estimativa subiu 42,1%, significando um aumento de 3,4 milhões de pessoas desocupadas na força de trabalho.



A renda média real do trabalhador foi de R$ 1.962 no trimestre até abril de 2016. O resultado representa queda de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. A massa de renda real habitual paga aos ocupados somou R$ 173,3 bilhões no trimestre até abril, queda de 4,3% ante igual período do ano anterior.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação