Economia

Desaposentação divide opiniões de especialistas e sindicalistas

Especialistas são contra a possibilidade de aposentados que continuam a trabalhar pedirem o recálculo do benefício. Sindicalistas alegam que falta de clareza em reformas anteriores antecipou pedidos ao INSS e que, por isso, as pessoas perderam dinheiro

postado em 27/09/2016 07:08
O governo pretende enviar o projeto de reforma da Previdência na próxima sexta-feira ou, no máximo, logo depois do resultado das urnas. Entre as mudanças que deverão ser propostas está a proibição da desaposentação ; quando pessoas já aposentadas se mantêm trabalhando e contribuindo para o INSS e pedem uma revisão do benefício para que sejam incluídas as novas contribuições. A pressa seria para dar um sinal claro ao mercado financeiro do compromisso com o ajuste fiscal. Mas a resistência na sociedade será grande. Sindicalistas garantem que a briga vai ser feia.

[SAIBAMAIS]O deputado federal Darcísio Perondi (PMDB/ RS) afirma não ter opinião formada sobre o assunto, mas acredita que se a desaposentação representar mais gastos, não poderá ser aprovada. ;Esse tema vai constar na reforma da Previdência que está em vias de ser enviada ao Congresso. Preciso estudar mais, mas, se aumentar o buraco do sistema, não pode passar. Pior que não receber aumento, é não receber nada. Corremos o risco de colapso fiscal em quatro anos;, advertiu.

Perondi, que também é relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n; 241 ; que limita os gastos púbicos à inflação do ano anterior ;, afirma que, na próxima semana, o texto será analisado pela Comissão Especial e, em outubro, estará em votação no plenário. ;Tenho certeza que esses projetos (reforma da Previdência e PEC 241) passarão, caso contrário haverá fome e destruição. Nós políticos não temos outra chance de fazer a coisa certa. O povo não nos dá permissão para errar;, completou.



Para o especialista em previdência e pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Paulo Tafner, a desaposentação é uma ;excrescência;. ;Esse tipo de situação é igual a jabuticaba, só existe no Brasil;, criticou. ;A desaposentação só mostra que estamos totalmente desajustados e precisamos da reforma da Previdência. Revela que nos aposentamos muito cedo. Aposentadoria, por princípio, é para quem não tem mais condições de trabalhar;, sentenciou.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação