Economia

Juros do rotativo do cartão de crédito chegam a 475,2% ao ano

A taxa é a maior da série histórica iniciada em 2011. Taxa do cheque especial também é a maior registrada e chega a 321,1%

Antonio Temóteo
postado em 28/09/2016 13:08
Os juros do cartão de crédito rotativo alcançaram novo recorde e chegaram 475,2% ao ano em agosto, conforme dados divulgados hoje pelo Banco Central (BC). Nos oito primeiros meses do ano, a taxa cresceu 43,8 pontos percentuais. A taxa do cheque especial também atingiu a maior nível desde o início da série histórica em 1994 e chegou a 321,1% ao ano. De janeiro a agosto a variação é de 34,1 pontos percentuais.

O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, destacou que essas linhas devem ser usadas somente pelos consumidores em último caso, diante do custo do financiamento. Conforme ele, a facilidade de contratação dessas modalidades de crédito leva muitas pessoas a não terem cuidado na hora de fechar contrato.



Mesmo com a possível queda na taxa básica de juros (Selic) em outubro, quando o Comitê de Política Monetária (Copom) se reunirá, a tendência é de que o custo dos financiamentos do rotativo e do cheque especial continuarão em alta. Isso ocorrerá porque o aumento do desemprego e o nível de inadimplência dessas linhas trazem mais riscos para as instituições financeiras nessas operações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação