Economia

Brasília terá 4G mais avançado em abril

Esse tipo de sinal permite acesso à internet com velocidade semelhante à da fibra óptica, e coloca a operadora italiana em pé de igualdade na disputa por consumidores residenciais e corporativos brasileiros

Paulo Silva Pinto - Enviado Especial
postado em 08/12/2016 18:45

São Paulo ; Stefano De Angelis, presidente da TIM no Brasil, assegurou nesta quinta-feira (8/12) que Brasília receberá em abril do ano que vem, conforme já anunciado, a tecnologia mais avançada de internet móvel 4G. Para isso, será usada a frequência até recentemente ocupada pela TV analógica, já desligada no Distrito Federal. Esse tipo de sinal permite acesso à internet com velocidade semelhante à da fibra óptica, e coloca a operadora italiana em pé de igualdade na disputa por consumidores residenciais e corporativos brasileiros.

Leia mais noticias de Economia

Cerca de 70% dos municípios do país têm acesso a conexões de menos de 2 megabits por segundo (mbps), algo que pode ser amplamente superado pela telefonia móvel mais avançada, explicou De Angelis.

A TIM ampliou muito a cobertura de 4G tradicional no país, atingindo a instalação do serviço em cerca de 1.200 municípios neste ano. Ontem, o serviço chegou à ilha de Fernando de Noronha. Com essa tecnologia é possível, por exemplo, fazer chamadas com vídeo.

Mesmo com a recessão que a economia brasileira atravessa, a TIM acredita no crescimento da demanda por serviços de telefonia móvel no próximo ano, sobretudo com o aumento do consumo de dados por usuários.

O diretor de relações com investidores da TIM, Rogerio Tostes, afirmou que a frustração com o desempenho da economia nos últimos meses causou frustração, mas não a ponto de fazer com que a empresa cancele investimentos. "Achávamos que 2017 seria um ano ótimo. Agora achamos que vai ser bom", disse.

Ele explicou que a telefonia, assim como a maior parte do setor de serviços, está entre os tipos de negócio que sofrem efeitos da recessão de forma mais rápida. ;Mas também estamos entre os primeiros que aproveitam a retomada da economia;.

Mesmo reconhecendo que os brasileiros sofrem com a dificuldade para a retomada, ele afirmou que o pior parece já ter passado. ;A sensação hoje é melhor do que na virada de 2015 para 2016;, afirmou.

*O repórter viajou a convite da TIM

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação