Economia

TCU vai analisar "situação real" de dados da Previdência

De acordo com o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, um dos objetivos é fortalecer o debate em torno da reforma previdenciária

postado em 20/01/2017 12:12

Com o objetivo de verificar a real situação do sistema previdenciário e fortalecer o debate em torno da reforma da Previdência, o Tribunal de Contas da União (TCU) fiscalizará a Previdência Social ainda no primeiro semestre deste ano. A fiscalização deve analisar pontos controversos, como a aposentadoria dos militares em outros países, o impacto da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre as contas e quais setores estão sendo beneficiados com desonerações e benefícios fiscais, além de analisar as atuais fontes de financiamento do sistema, em especial, a Contribuição Sobre Lucro Líquido (CSLL).

De acordo com o presidente do TCU, ministro Raimundo Carreiro, a necessidade da fiscalização se deve, entre outros motivos, à persistente controvérsia sobre a real situação da previdência. ;São apresentados dados divergentes ou incompletos quanto a questões orçamentárias, tributárias, previdenciárias e fiscais afetas à seguridade social e, em especial, à previdência, gerando insegurança e desconfiança a milhões de trabalhadores e suas famílias;, disse, em plenário, na última quarta-feira (18).

O valor da dívida previdenciária, as estimativas de sonegação e de inadimplência e as previsões de gastos com aposentadorias para a administração pública nos próximos anos também serão analisados pelo tribunal. A auditoria deve indicar riscos que devam ser levados em conta em futuras ações de controle.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação