Economia

Novas regras sobre bagagens em viagens aéreas entram em vigor dia 14

Projeto legislativo para barrar as novas regras da aviação civil, aprovadas pela Anac, está parado na Câmara desde 20 de dezembro

postado em 04/03/2017 07:05
Para Meire Gonçalves, quem não despachar malas deve pagar menos

O projeto que impede a cobrança de bagagens nas viagens aéreas está parado na Câmara dos Deputados e não tem previsão para ser votado. As novas regras foram aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e entrarão em vigor em 14 de março, se o Projeto de Decreto Legislativo de Sustação de Atos Normativos do Poder Executivo (PDC) n; 578/2016 não avançar. O PDC está preso na Comissão de Aviação e Transporte da Casa desde 20 de dezembro, três dias antes do recesso do Legislativo, porque ainda não houve escolha do presidente. O texto precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e pelo plenário da Câmara para as novas regras serem vetadas. O projeto também não tem relator.

Em 15 de fevereiro, o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) apresentou requerimento de urgência para o PDC. Segundo ele, a Câmara precisa analisar o texto porque o Senado aprovou, por unanimidade, a suspensão das medidas por não haver garantias de que os preços das passagens cairão. ;No meu modo de ver, a população vai sentir. O presidente de Câmara (Rodrigo Maia), que é defensor do governo, não quis colocar na pauta. Mas nós queremos insistir nisso;, declarou.

[SAIBAMAIS]Para o parlamentar, se nem o presidente da Gol acha que o valor das passagens cairá, ;por que devemos acreditar?;. Ele se refere à recente entrevista de Paulo Kakinoff, na qual afirmou que não há projeção de queda nos preços dos tíquetes. Entre as mudanças, estão a cobrança de uma taxa para as pessoas que despacharem bagagem. Segundo as companhias, o custo da franquia está embutido no valor atual das passagens. Além disso, o limite de peso para a bagagem de mão passa de 5kg para 10kg. As companhias aéreas também poderão reduzir as franquias de 32kg para até 23kg em viagens internacionais.

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, disse que as mudanças poderão ser revistas se não houver redução nos preços das passagens. ;O ministério está de olho, vai acompanhar, e já comunicou as companhias aéreas que, se a medida não resultar em bilhetes mais baratos, ela não fará sentido. Então, a Anac pode rever;, afirmou.

De olho


A gerente administrativa Meire Gonçalves, 51 anos, concorda com as novas regras. Segundo ela, quem não tem bagagem para despachar deve ter o direito de pagar mais barato. ;Do jeito que está hoje, pagamos a taxa embutida no preço;, disse. Apesar disso, Meire afirmou que não há garantia de que as companhias aéreas reduzirão os preços. ;Tomara que diminuam. Tem que ficar de olho;, declarou.

A Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) informou que, a partir da aplicação das novas regras estabelecidas pela Anac, será possível a criação de uma nova ;classe tarifária;, com preços inferiores. ;As companhias terão liberdade para vender bilhete sem a franquia. O passageiro, por sua vez, vai poder optar pelo ;modelo; que mais se adequar ao perfil de cada viagem;, disse, por meio da assessoria.

A cabeleireira Carla Ribeiro, 33, não vê com bons olhos as regras. ;As companhias podem até reduzir os preços no início para o consumidor perceber, mas, logo depois, voltarão a praticar valores abusivos;, criticou. No último mês, a Gol anunciou que oferecerá tarifas diferentes para quem despachar ou não a bagagem. A Latam disse que a medida viabiliza a segmentação do serviço e a redução dos preços.

* Estagiário sob supervisão de Simone Kafruni


Quase 600 mil já declararam IR

Cerca de 2% dos contribuintes já entregaram a prestação de contas de 2016 à Receita Federal. Até as 17h de ontem, 592.491 declarações haviam entrado no sistema do Fisco. Há expectativa é de que 28,3 milhões de pessoas precisem informar os rendimentos e patrimônio. Neste ano, não será preciso a instalação em separado do Receitanet, pois o programa foi incorporado ao PGD IRPF 2017. Quem quiser receber devolução do IR nos primeiros lotes deve se apressar, pois a restituição obedece à ordem de processamento dos documentos. Todo cuidado é pouco na hora de preencher a declaração, pois até erros de digitação podem levar o contribuinte para a malha fina.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação