Ilan: continuidade de ajustes e reformas é importante para equilíbrio

Segundo Ilan, o cenário internacional encontra-se benigno, "mas não podemos contar com sua perpetuação"

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 02/10/2017 13:17

O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta segunda-feira (2/10), durante evento da Universidade de São Paulo, na capital paulista, que a "continuidade dos ajustes e reformas é importante para o equilíbrio da economia, com consequências favoráveis para a desinflação, para a queda da taxa de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia brasileira".

Segundo Ilan, o cenário internacional encontra-se benigno, "mas não podemos contar com sua perpetuação". "A economia brasileira vive um período de desinflação e recuperação econômica, fruto da reorientação de política econômica ocorrida no ano passado e da determinação da política monetária", pontuou o presidente do BC, durante o evento. 

Ele também voltou a abordar a agenda de Agenda BC+, de reformas estruturais da instituição. Entre os pontos abordados por Ilan Goldfajn estão a medida provisória 775, que trata de garantias em operações de crédito, e a MP 777, que criou a Taxa de Longo Prazo (TLP). Ambas já foram aprovadas no Congresso. 

Ilan citou ainda a MP 784, em tramitação no Senado, que atualiza o marco punitivo das instituições financeiras. "Também faz parte da agenda do governo e do BC revitalizar o cadastro positivo por meio de novo arcabouço legal com o objetivo de fomentar o uso desse mecanismo, criando condições para maior concessão de crédito de qualidade aos consumidores", afirmou. "As alterações propostas incluem: participação automática no cadastro, com a possibilidade de se solicitar a exclusão; fim da responsabilidade solidária, fazendo com que somente a instituição que solicitar a inclusão seja responsável pela qualidade do dado inserido; e a inclusão de informações relativas à adimplência de serviços públicos (água, luz, telefone etc.)."
Tags: palestra sp ilan
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.