Americano Richard H. Thaler é o vencedor do Prêmio Nobel de Economia

Richard H. Thaler demonstrou como algumas características humanas, como os limites da racionalidade e as preferências sociais, "afetam sistematicamente as decisões individuais e as orientações dos mercados"

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 09/10/2017 07:39 / atualizado em 09/10/2017 15:52

Jonathan Nackstrand/AFP
 
O economista Richard H. Thaler, um dos fundadores da Economia Comportamental, foi o escolhido pela Real Academia de Ciência sueca para receber o Prêmio Nobel de Economia de 2017. Ele introduziu pressupostos psicológicos na análise da tomada de decisões económicas.

Professor na Universidade de Chicago desde 1995, Thaler nasceu em Nova Jersey em 1945 e tem 72 anos. Ele também dirige o centro de pesquisas da Decisão da Universidade de Chicago e é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa Econômica.
 
“As contribuições de Richard Thaler’s construíram uma ponte entre a economia e a análise psicológica da tomada de decisão individual”, afirmou a Academia no anúncio do prêmio que o definiu como pioneiro da economia comportamental.  Por meio da exploração das consequências de uma racionalidade limitada, preferências sociais e a ausência de autocontrolo, Thaler mostrou em sua pesquisa como estes traços humanos afetam sistematicamente as decisões individuais e os resultados. Ele receberá o prêmio de 9 milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão).
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.