Ingresso de pequenas empresas no comércio internacional é tema de debate

Especialistas se reúnem terça-feira 21 no Correio para buscar formas de incentivar as exportações por parte das pequenas é médias empresas. E você pode participar gratuitamente. Inscreva-se

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/11/2017 12:15 / atualizado em 16/11/2017 14:06

Marcelo Camargo/Agência Brasil
 
 
Venha debater com o Correio soluções e novos caminhos para ampliar as chances de participação de pequenos e médios empreendedores no promissor mercado do comércio exterior. Na próxima terça-feira (21/11), especialistas e autoridades vão destrinchar barreiras burocráticas e logísticas, assim como apresentar ideias e apontar rumos para se obter sucesso nos mercados internacionais.
 
 
O Correio Debate — Pequenas e Médias Empresas e o Caminho para a Exportação pretende discutir temas como legislação, acesso a crédito, travas e incentivos do sistema tributário e dificuldades de infraestrutura, além do emaranhado na burocracia, todos fatores que costumam dificultar a exportação por parte de pequenos e médios empreendedores.
 

Geradoras de emprego 

 
Responsáveis pela maior parte dos empregos ofertados no país, pequenas e médias empresas têm buscado a internacionalização dos negócios para compensar a redução da demanda interna. Segundo o Ministério do Desenvolvimento (Mdic), houve um crescimento de 10% no número de empresas que estrearam no comércio exterior em 2016, em relação ao ano anterior. Para o governo, o desafio é ampliar esse universo de participantes e estimular os empresários a buscar capacitação e a persistir na atividade exportadora, explorando as vantagens da demanda externa.
 
Entre as presenças já confirmadas para o debate, que ocorrerá no auditório do Correio, entre as 14h e 18h30 no dia 21, estão o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes; Roberto Jaguaribe, presidente da Apex; Abrão Neto, secretário de Comércio Exterior do Mdic; Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae; José Augusto de Castro, presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil; Welber Barral, ex-secretário de Comércio Exterior; Paulo Guimarães, gerente executivo do Banco do Brasil e Marilia Castañon, especialista em comércio exterior da GBI Consultoria Internacional.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.