Economia

Bolsa sobe 0,51% e atinge 79.846 pontos no primeiro pregão da semana

Além do movimento positivo com os números da economia nacional, os economistas esperam uma condenação do ex-presidente Lula em segunda instância

Hamilton Ferrari
postado em 15/01/2018 18:56

A expectativa do mercado é que o Ibovespa, principal indicador da Bolsa, chegue ao patamar esperado de 80 mil.
Próxima dos 80 mil, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) fechou o pregão desta segunda (15/1) com alta de 0,51% e alcançou 79.846 pontos, renovando a máxima histórica. O dólar operou em alta, cotado a R$ 3,21.
A alta no Ibovespa, principal indicador da Bolsa, poderia ter sido melhor sem o feriado de Martin Luther King, nos Estados Unidos. A expansão foi influenciada pelo Índice de Atividade Econômica do Banco Central, que subiu 0,49% em novembro.
Além disso, o Boletim Focus divulgado nesta segunda (15/1) pelo Banco Central mostrou que os economistas estão mais otimistas quanto ao crescimento da economia brasileira em 2018. Analistas aumentaram de 2,69% para 2,7% a previsão de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano. Para 2019, a expectativa ficou estável em 2,8%.
Além disso, a inflação ficou mantida em 3,95%, para 2018, e em 4,25%, para 2019. Ambas as perspectivas estão abaixo da meta, que é de 4,5%. A expectativa do mercado é que o Ibovespa, principal indicador da Bolsa, chegue ao patamar esperado de 80 mil. Além do movimento positivo com os números da economia nacional, os economistas esperam uma condenação do ex-presidente Lula em segunda instância.

O julgamento


O julgamento será no Tribunal Regional Federal da 4; Região, em Porto Alegre, no dia 24 de janeiro, que cairá numa quarta-feira. O mercado vê com bons olhos a saída do petista da disputa eleitoral. Lula foi condenado a nove anos e seis meses de prisão no âmbito na Operação Lava Jato pelo juiz Sérgio Moro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação