Economia

Recuperação da economia global representa risco para o Brasil, diz Goldfajn

Segundo o presidente do BC, sem reformas, Brasil pode ficar exposto à volatilidade dos mercados internacionais e ver a inflação e os juros subirem

Antonio Temóteo
postado em 30/01/2018 12:31
Ilan ressaltou que o principal temor da autoridade monetária está relacionado a recuperação da economia mundial
Em discurso para investidores, o presidente do Banco Central (BC), Ilan Goldfajn, voltou a alertar sobre a necessidade de o governo realizar a reforma da Previdência e os riscos para o ciclo de recuperação da economia brasileira. Segundo ele, caso os ajustes não prosperem no Congresso Nacional, o país estará exposto à volatilidade dos mercados internacionais.

Ilan ressaltou que o principal temor da autoridade monetária está relacionado a recuperação da economia mundial. "Na nossa cabeça, é uma atividade forte internacional que venha a elevar a inflação e tirar o juro baixo do cenário global. Esse é o risco que considero mais importante", disse ele durante evento organizado pelo banco Credit Suisse.

Apesar disso, o chefe da autoridade monetária ressaltou que existem riscos positivos que podem contribuir para que a inflação e os juros permaneçam baixos por mais tempo. Entre eles, está a inércia inflacionária. ;Possíveis efeitos secundários de choques favoráveis e mecanismos inerciais podem produzir trajetória prospectiva inflação abaixo do esperado;, comentou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação