Economia

Pacote para modernização da indústria receberá R$9,1 bi em crédito

Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços lançou um pacote com medidas para "estimular" a indústria 4.0 no Brasil

Bruno Santa Rita*
postado em 14/03/2018 21:20
Na expectativa de colocar o Brasil como potencial competidor internacional em termos industriais, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) junto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) lançou, nesta quarta-feira (14/3), um pacote de medidas para auxiliar o setor produtivo a estimular a indústria 4.0. Serão R$ 9,1 bilhões direcionados a empresas por meio de linhas de crédito, além da adoção de alíquota zero do imposto de importação de robôs, capacitação profissional e recursos para fábricas do futuro.

As medidas consistem em sensibilização, avaliação e oportunidades de negócios, fábricas do futuro, financiamento, mercado de trabalho, comércio internacional revisão de normas. Todas elas são focadas em uma "nova revolução industrial", baseada na junção do mundo físico, digital e biológico nos processos produtivos.

O Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, disse afirmou, durante coletiva de imprensa realizada em São Paulo, que "a recuperação da economia brasileira e a melhoria do ambiente de negócios trazem oportunidades para o investimento em inovação e a transformação das plantas industriais atuais em fábricas inteligentes e modulares."

Segundo o gerente executivo de política industrial do Confederação Nacional da Indústria (CNI), João Emília, o momento econômico não pode impedir investimentos em prol da quarta revolução. "Temos que reconhecer a nossa situação econômica, mas não podemos deixar de começar esse processo."

Sobre o pacote divulgado hoje, Emílio explicou que o processo de transição para a indústria 4.0 precisa ser encarado de forma mais específica em cada setor, respeitando as peculiaridades de cada empresa. "Não existe um pacotão uniforme que serve para todo mundo. A elaboração customizada é o que vai definir quais as tecnologias fazem sentido. Muda de setor para setor", informa.

*Estagiário sob supervisão de Ana Letícia Leão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação