Escolhaaescola

Cursos na área de tecnologia auxiliam jovens entrar no mercado de trabalho

Uma das opções para os que desejam entrar nesse mundo, são as escolas especializadas

postado em 25/10/2014 08:05
Uma das opções para os que desejam entrar nesse mundo, são as escolas especializadas

Smartphones, computadores, tablets. A tecnologia está cada vez mais presente na vida dos jovens. Muitos veem os objetos como fontes de informação, entretenimento e comunicação. Mas alguns conseguem enxergar além e consideram o mundo digital fundamental para o crescimento acadêmico e profissional. Assim, aumenta o número de cursos, seja dentro, seja fora da escola, voltados para quem busca aprender um pouco sobre como são feitos programas, aplicativos e jogos.

Uma das opções para os que desejam entrar nesse mundo, são as escolas especializadas. Fernando Brandão da Silva é coordenador de uma instituição que oferece cursos na área de informática e conta que o número de jovens matriculados tem crescido. ;Há cada vez mais adolescentes entre 16 e 18 anos interessados em programação, principalmente voltada para jogos e aplicativos;. Entre os conteúdos ministrados, estão linguagens comumente usadas em sites e apps, como PHP e Java. ;Com essas ferramentas, já é possível começar a desenvolver projetos, páginas e games;, avalia Silva.

Para o professor da escola Luís Cláudio Cimas, a tendência é que a procura por esse tipo de conhecimento deve aumentar ainda mais. ;O mercado de tecnologia é crescente no Brasil e as empresas da área buscam mão de obra especializada, com bons conhecimentos técnicos. Assim, o ideal para os jovens que queiram participar desse mercado é buscar aprofundar os conhecimentos.;

As dicas dadas por Cimas são baseadas na própria experiência, pois, aos 13 anos, o professor começou a buscar cursos na área de informática. Os conhecimentos adquiridos na adolescência e na juventude o ajudaram a evoluir profissionalmente, levando-o a ministrar palestras em outros estados e até mesmo fora do Brasil.

Aproveitamento
Além da importância profissional, Cimas acredita que os conteúdos extraclasse de informática ajudam no aprendizado dentro de sala de aula. ;Na programação, por exemplo, usamos diversos conhecimentos ligados a algoritmos e pensamento lógico que podem ser aproveitados pelo aluno na disciplina de matemática.;

Outra vantagem é o aprendizado na prática. Esse ponto é reforçado pelo professor Alexandre Abdala, que ministra em um colégio da Asa Sul a disciplina de estudos tecnológicos. ;Ao colocar os alunos em contato direto com a ação, damos significado ao conhecimento, e o aprendizado é muito melhor;, afirma o professor. As aulas de Abdala contam com experiências que mostram fenômenos químicos e físicos, como a propagação de ondas sonoras e as propriedades hidráulicas.

A estratégia parece funcionar. A participação nas aulas, que são oferecidas como atividade extracurricular, é grande e os alunos se divertem com as lições. ;Acho as classes muito legais. Parece uma brincadeira e fica mais fácil aprender. Gostei muito quando fizemos uma lâmpada com grafite;, conta João Victor Araruna, 10 anos.

Opção extraclasse
Apesar de não ser obrigatório, muitos colégios já oferecem aulas além da grade normal voltadas para a área de tecnologia. Para os mais novos, lições de informática básica ajudam as crianças a se conectarem ao mundo digital. Já para os adolescentes, programação e robótica estão entre as opções para os que se interessam pela tecnologia.

Com informações de João Gabriel Amador

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação