2013 Festival de Brasilia do Cinema Brasileiro

Barra 68 agora em DVD

postado em 21/09/2013 07:40
Vladimir Carvalho: memória brasiliense preservadaO lançamento de três filmes do documentarista Vladimir Carvalho no formato DVD, no mesmo ano, fez o realizador ficar pensativo a respeito da própria obra. ;Olhando para trás, quando terminei de editar Rock Brasília ; Era de ouro, vi que completava uma trilogia sobre Brasília. Os três filmes têm a ligação da linearidade no tempo. Em Conterrâneos velhos de guerra me preocupei com a construção da cidade, marcada pela chacina de trabalhadores. Depois, a própria repressão militar foi representada na invasão da UnB, em Barra 68. O Rock é produto da sociedade brasiliense, ao extrapolar seus limites. No fundo é uma crônica só, umas sete horas em que me debrucei sobre Brasília;, concluiu.

Durante o 46; Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o DVD de Barra 68 ; Sem perder a ternura será lançado hoje, no Kubitscheck Plaza Hotel. O trabalho de Carvalho sempre foi revelador: a invasão da UnB demarca parte da interrupção do projeto filosófico da cidade. Aquilo que não se vê: o pensamento crítico acadêmico.

Fundada em 1962, o conceito da UnB foi pensado pelos professores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. Ambos viram seu projeto revolucionário de ensino no Brasil destruído por metralhadores e coturnos com a invasão dos militares, em 1968. Passados mais de 30 anos, Carvalho obteve depoimentos de ex-professores e ex-alunos que viveram a invasão. ;Houve uma repulsa muito grande da sociedade brasiliense (à invasão militar). Quase todo mundo tinha filho estudando na UnB. A universidade envolvia a cidade;, definiu o fotógrafo Marcos Santili, um dos estudantes surpreendidos pela ação militar naquela manhã.

Cercados dentro do ICC, o Minhocão, estudantes foram encurralados pelos militares. ;Nós ouvimos os barulhos de tiros e pensamos que era festim. Percebemos que eram tiros de verdade quando acertaram o Waldemar (Alves, estudante ferido na cabeça e que felizmente sobreviveu);.

Erro estratégico
Outras consequências foram prisão do líder estudantil Honestino Guimarães e a saída de boa parte dos intelectuais e pesquisadores trazidos por Darcy para lecionar na UnB. Episódios anteriores à invasão provocaram a demissão voluntária de 200 professores perseguidos. ;Este foi um erro estratégico (dos professores);, relata o pesquisador de cinema Jean-Claude Bernardet, um dos docentes da instituição à época. ;E não é uma constatação posterior. Paulo Emílio Salles Gomes disse, na época, que era essa a pior decisão a se tomar;, diz Bernardet, no meio da projeção.

O cronista cinematográfico de Brasília, Vladimir Carvalho entende a importância do lançamento de seus filmes em plataformas mais modernas. ;Pensando em memória é importante sim. Um filme sem DVD é um filme inexistente no mercado. Fico feliz de poder apresentar meu trabalho para outra geração. Ainda relacionando memórias, uma das frases mais célebres do educador Darcy Ribeiro. ;Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fraca

Memória

Sob intervenção
Temendo o que acreditavam ser um avanço vermelho na Universidade de Brasília, criada pelo professor Darcy Ribeiro, os militares invadiram a UnB, em 29 de agosto de 1968. Milhares de agentes das polícias Civil e Militar, do Serviço Nacional de Informações (SNI) e soldados do Exército perseguiram professores e estudantes levados para a quadra de basquete, onde foram revistados seminus e submetidos a interrogatório. Alguns foram presos e torturados.

Após a invasão, o reitor da universidade passou a ser um militar da Marinha: José Carlos Azevedo ; conhecido por métodos ditatoriais. A consequência maior da invasão da UnB foi a recusa do Congresso Nacional em cassar o deputado Márcio Moreira Alves, que havia feito discurso de repúdio ao ato ditatorial. A resposta do executivo foi a promulgação do Ato Institucional n; 5.

[FOTO3]BARRA 68
Lançamento do DVD do filme documentário de Vladimir Carvalho. Sábado, às 17h, no Bamboo Bar no Kubitschek Plaza Hotel (SHN, Q. 2 Bl. E; 3329-3333). Na mesma ocasião serão lançados livros e DVDs de outros autores. Não recomendado para menores de 12 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação