Brasilia 56 anos

Jovens criam empresas para ajudar a divulgar a imagem de Brasília

Bike tour, loja de souvenires com estética tipicamente local e aulas que trilham os azulejos de Athos Bulcão são algumas das iniciativas

postado em 13/04/2016 15:35

Bike tour, loja de souvenires com estética tipicamente local e aulas que trilham os azulejos de Athos Bulcão são algumas das iniciativas

Onde muitos enxergaram restrições, jovens empresários identificaram ambientes propícios à inovação. São brasilienses que descobriram no patrimônio o mote para abrir o negócio próprio. Eles produzem réplicas das placas de sinalização, desenvolvem camisetas com ilustrações típicas da cidade e estimulam vivências por Brasília. Mais do que lucrar, querem suscitar o encantamento pela capital federal. Dessa forma, atuam na formação patrimonial de moradores e visitantes, público por vezes pouco familiarizado com o tema, como aborda a quinta e última reportagem da série ;Educar para se apropriar;.

Construir a noção de pertença é objetivo comum aos empreendimentos. Quando a Tríade Patrimônio surgiu, em 2003, a autoestima do brasiliense estava ferida pelos casos de corrupção atrelados à imagem local. Eram os anos 2000 e não se falava em orgulho de morar por aqui. Os painéis de Athos Bulcão amargavam a falta de manutenção, conforme catalogaram, à época, Patrícia Herzog e Tatiana Petra. As duas têm formação em turismo e organizaram o inventário das obras do multiartista. A partir daí, conceberam ;Na trilha dos azulejos;, aulas-passeio com alunos da rede pública pelos painéis de Bulcão. ;Havia desconhecimento do que é Brasília. Há 12 anos, ela era vista apenas como ;a cidade do poder;;, diz Tatiana.

A ideia é investir na formação patrimonial dos pequenos e potencializar os efeitos para as demais faixas etárias. ;A criança tem um poder multiplicador incrível. Ela ressoa na comunidade aquilo que aprendeu;, explica Patrícia. Para ela, saber o significado de Brasília é a maneira de fazê-la se desenvolver. ;A cidade que conhece a sua história consegue fazer disso um mote do desenvolvimento;, afirma. Ela compara Brasília a Barcelona, metrópole espanhola que defende com veemência o patrimônio local. ;Estamos em uma cidade histórica também. Uma cidade moderna, mas também histórica. Como ela não é cuidada?;, questiona.

À experiência da Tríade Patrimônio seguiu-se a criação da Experimente Brasília, que oferece passeios turísticos pelo quadrilátero. ;Mudamos a lógica da apresentação de Brasília. Mostramos que é uma cidade viva, modernista;, detalha Patrícia. O público que busca a Experimente é diversificado. ;Recebemos muitos turistas estrangeiros, mas os moradores também nos procuram muito. Eles querem conhecer melhor o local em que vivem;, afirma Patrícia. O resultado é surpreendente. ;Turistas e moradores se dizem encantados.;

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Duas rodas
Conhecimento é o ingrediente para aguçar o interesse pelo patrimônio, como percebeu o empresário Graco Melo Santos, 48 anos. Arquiteto e urbanista de formação, há dois anos, ele e a mulher, a psicóloga Fabiana Fidélix, 44, mantêm a Camelo Bike Tour, empresa de cicloturismo. A proposta dos bike tours que o casal organiza é apresentar a cidade pelo viés cultural e histórico. ;É muito interessante perceber que, com um pouco de informação, as coisas começam a fazer sentido na cabeça das pessoas;, conta Graco Melo.

Conhecer Brasília sobre duas rodas muda perspectivas e ideias. ;Andar de bicicleta é como caminhar um pouco mais rápido. A bicicleta vai aonde o carro não vai e, assim, é possível perceber tudo de uma forma mais bacana. Já imaginou andar em volta da Catedral?;, sugere. Uma preocupação de Graco é contar sobre Lucio Costa durante os passeios. O idealizador da capital ainda é pouco conhecido até por quem não mora na cidade. ;Sempre se lembram de Oscar Niemeyer, por causa dos monumentos, mas muita gente ouve falar das quatro escalas de Lucio Costa durante o bike tour;, diz.

Para o próximo ano, o casal lançará uma promoção para atrair mais interessados na iniciativa. No último fim de semana de cada mês, os frequentadores ganharão 50% de desconto no passeio se levarem 1kg de alimento não perecível. ;Queremos atrair mais pessoas para conhecer a cidade;, justifica.

Bike tour, loja de souvenires com estética tipicamente local e aulas que trilham os azulejos de Athos Bulcão são algumas das iniciativas

Fidelidade
Apropriação também pode acontecer por meio de elementos que constituem a cidade. É o caso dos ímãs de geladeira que imitam as placas de sinalização ou dos porta-copos que fazem referência aos azulejos coloridos. Ambos os produtos são feitos pela Bsb Memo, loja de souvernires inspirada na estética brasiliense. A empresa começou como grife de camisetas e, desde 2010, atende a quem quer presentear com Brasília. ;As pessoas começaram a se apropriar da cidade e a buscar lembranças que têm a ver com ela. De certa forma, trabalha o olhar para o cotidiano;, argumenta Thatiana Dunice Innecco, 38, sócia da Bsb Memo. Por causa da identificação, é importante manter a fidelidade aos traçados originais. ;Os clientes realmente enxergam uma referência da cidade;, avalia.


Pela capital


Experimente Brasília

Onde:
CLN 215 Norte, Bloco B, sala 113
Mais informações:
www.experimentebrasilia.com.br

Bsb Memo

Onde:
CLN 303, Bloco A, loja 20
Mais informações:
3034-4427

Camelo Bike Tour


Onde:
CLS 116, Bloco B, loja 9
Mais informações:
8412-4758

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