Brasilia 56 anos

De forma bem-humorada, ilustrador faz registros para 'completar' Brasília

Usando apenas papel, caneta e a câmera do celular, Toninho Euzebio completa com desenhos as fotografias que faz da capital

postado em 13/04/2016 17:58

[FOTO683900]

Com um bloco de papel e uma caneta sempre em mãos, o publicitário e ilustrador Toninho Euzebio, 49 anos, faz verdadeiras obras de arte de Brasília. O artista registra a capital de maneira diferente: em cada lugar, turístico ou não, ele completa a fotografia com um desenho. Toninho começou a desenvolver o trabalho no ano passado e, com a grande repercussão, já conta com mais de dois mil seguidores no Instagram.

;Comecei a fazer isso involuntariamente. Estava esperando atendimento em um lugar e tinha uma senhora bem exaltada na minha frente. Foi quando peguei meu bloquinho e uma caneta e, através de um desenho, contextualizei o que vi;, diz Toninho. O artista nasceu em Goiânia, mas por ter vindo à capital com seis anos, se considera brasiliense. ;Conheço bem a cidade por morar desde criança. Então procuro registrá-la em sua totalidade, não só o Plano Piloto. Brasília é toda inspiradora;, afirma.

O artista afirma que, graças ao apoio de amigos, deu continuidade às ilustrações que abordam Brasília de forma descontraída. "Meu trabalho é a valorização de uma cidade sofrida por causa da política. Quis dar uma volta nisso de forma bem humorada e lúdica", explica. O ilustrador faz o registro com o próprio celular e os filtros do Instagram são as únicas ferramentas de edição das fotos. "Eu sempre tenho a oportunidade de fazer uma foto bacana por causa do céu, um clichê entre os brasilienses, e das próprias paisagens. Então não tem muito o que editar."

O artista fez tanto sucesso com suas ilustrações, que foi chamado para participar de uma exposição em um shopping, que irá homenagear os 56 anos de Brasília. Das mais de 50 obras que o artista tem, 28 serão expostas, sendo que quatro delas são inéditas. "Eu não fiz os desenhos especificamente para o aniversário da capital, mas o que faço não deixa de ser uma homenagem", avalia. "Estou bem feliz com a repercussão, para mim é uma surpresa. A receptividade das pessoas é incrível", comemora.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação