SIGA O
Correio Braziliense

publicidade

Fazer a pós-graduação "da moda" não é certeza de um bom investimento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 27/02/2013 14:28 / atualizado em 27/02/2013 15:55

Todo profissional se depara com uma importante dúvida: qual a hora certa de fazer uma pós-graduação? A escolha representa um direcionamento na carreira e, se feita da forma apropriada, pode abrir muitas portas no mercado de trabalho. “Exige muito cuidado, porque é um grande investimento, não apenas de dinheiro, mas também de tempo”, afirma Carmen Cavalcanti, especializada em recrutamento e seleção. Segundo ela, a escolha certa depende apenas dos objetivos da pessoa. “O essencial é fazer uma pós para agregar algo à carreira e não apenas porque está na moda”, aponta Carmen.

Para quem está inserido no mercado de trabalho há alguns anos, é preciso, antes de se decidir por uma pós-graduação, observar o próprio percurso profissional já trilhado. De acordo com Carmen, é importante analisar por quais experiências passou, quais desafios foram superados e quais habilidades são bem dominadas. Segundo ela, um engenheiro que atua muito com administração pode fazer um MBA em gestão de empresas, por exemplo. “Mesmo que não seja uma pós na área original dele, esse curso pode alavancá-lo a um ótimo patamar caso ele seja bom e deseje crescer nessa vertente”, explica Carmen.

Há vezes, porém, em que se opta por emendar a graduação com uma pós. É o caso de Isabella Pina, estudante de artes cênicas da Universidade de Brasília (UnB), que mal terminou a monografia e já foi convidada pelo professor orientador para fazer mestrado. “Minha principal motivação ao seguir esse caminho é minha curiosidade e a vontade de me aprofundar mais na relação entre teatro e música, o tema do meu trabalho de conclusão de curso”, explica. Contudo, a estudante afirma não pretender seguir carreira acadêmica e virar professora. “Muita gente emenda os dois cursos justamente para ensinar depois, mas não é o que quero.”

Como escolher
* Estabeleça objetivos de carreira a curto e médio prazo
* Pesquise as possibilidades de trabalho que a carreira permite
* Identifique os cursos disponíveis
* Pesquise sobre as instituições de ensino que oferecem a pós-graduação (preços, qualidade do curso, reputação, etc)

publicidade

Tags:
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.

publicidade