Carnaval 2010

Enredo da escola Aruremas investe na autoestima do brasiliense

postado em 01/03/2011 13:42
Umas das mais novas das 17 escolas de samba do DF ainda é uma adolescente em meio ao cenário carnavalesco da capital federal. Este ano, aos 14 anos de idade, a Associação Recreativa Desportiva e Cultural Unidos do Recanto das Emas (Aruremas) disputará, no próximo dia 8, o lugar mais alto do pódio do Grupo Especial ao lado de agremiações mais tradicionais, como Aruc, Bola Preta e Acadêmicos da Asa Norte. E, para tentar desbancar as concorrentes, a Aruremas decidiu levar ao Ceilambódromo um enredo pronto para levantar a autoestima dos brasilienses.

Sob a direção de Gilson Ferreira Reis, 46 anos, um ;macaco velho; quando o assunto é carnaval brasiliense ; ele já passou pela Aruc e pela Bola Preta ;, a Aruremas apresenta o enredo A autoestima de Brasília, verde que ter quero terra... resumindo o que a população do DF sente quando assuntos que envolvem políticos corruptos mancham a imagem de Brasília. A letra é criação de Alaídes Rodrigues de Sousa e do senador Cristovam Buarque. ;Queremos mostrar que, além da política e das mazelas, lembrando os casos de corrupção, temos o nosso cerrado;, explica o diretor de carnaval.

Para montar os três carros alegóricos e outros preparativos, as 18 pessoas envolvidas na produção estão trabalhando em ritmo intenso. Os ajudantes começam pela manhã e costumam sair do barracão somente de madrugada. ;Na última quinta-feira mesmo, algumas pessoas, como o carnavalesco da escola, foram dormir somente por umas três horas. Estamos correndo porque recebemos o orçamento do governo muito em cima da hora;, conta Gilson. Graças à ajuda da administração local, hoje a Aruremas tem um espaço para os preparativos: a antiga biblioteca da região. ;Além disso, conseguimos outros lugares, que servem como ateliê;, conta o diretor da escola. Para o carnaval, o governo repassou à escola cerca de R$ 400 mil. ;Mas, de tantas taxas, como a anuidade da Liga das Escolas de Samba, teremos apenas R$ 270 mil na avenida;, detalha o diretor de carnaval.

A estrutura das esculturas dos carros foi feita de isopor. Assim como outras escolas do grupo especial, boa parte do material usado na confecção dos arranjos já havia ;participado; de outros carnavais. Para se diferenciar das demais agremiações, o diretor carnavalesco diz que a Aruremas está à frente por ;primar pelo acabamento, coisa que muitas escolas não dão conta.; Já é de outros carnavais que a escola vem, aos poucos, aderindo aos movimentos das esculturas, e neste ano não será diferente. ;Teremos surpresas em todos os três carros alegóricos;, adianta Gilson.

Ao todo, serão 14 alas com, em média, 40 componentes cada. A bateria, comandada pelos mestres Anderson e Mazinho, é formada por 70 ritmistas. ;Estamos com tudo nas produções das fantasias, que serão umas 900;, informa Gilson. A atenção maior é para os trajes dos 15 destaques da escola. Segundo a coordenadora do barracão, Rosângela Santos, 53 anos, a procura para desfilar na agremiação é grande. Mas nem por isso falta espaço. Pelo contrário: ;A busca para desfilar está sendo muito boa, mas ainda temos vaga para quem desejar sambar na avenida com a nossa escola;.

Engajamento
A princípio, a Aruremas foi criada para ser uma organização não governamental (ONG). ;A exigência da Liga é que cada região administrativa tenha uma agremiação. Mas a nossa ideia é ligar o carnaval às questões sociais. Queremos trazer a comunidade para dentro da escola, que hoje já faz parte da cultura do Recanto das Emas;, destaca Gilson. Rosângela foi uma das fundadoras da Aruremas. ;Antes de ela ser uma escola de samba, era apenas um bloco;, lembra.

Por conta do engajamento social da Aruremas, a maioria das pessoas envolvidas nos preparativos da escola é composta por jovens moradores do Recanto das Emas. ;São jovens que antes nunca haviam trabalhando e que poderiam estar envolvidos com o crime. Com a cabeça ocupada, esses meninos e meninas não pensam em besteira. E muitos deles até nos surpreendem com tamanho potencial que demonstram;, afirma o diretor carnavalesco.

O compromisso firmado por todos os que hoje trabalham dia e noite para representar o Recanto das Emas faz Rosângela se sentir cada vez mais em casa. ;Todos nós aqui fazemos parte de uma família. Tanto que, quando começamos a fazer os preparativos do carnaval, eu me mudo para cá. Saio da minha cidade, o Jardim Ingá, e venho dormir aqui mesmo, no nosso barracão. Até meu filho veio comigo. Por isso, há um envolvimento muito grande de todos.;

Estrutura

Presidente: Alaídes Rodrigues de Sousa
Diretor de carnaval: Gilson Reis
Alas: 14
Componentes: 741
Destaques: 15
Carros alegóricos: 3
A Aruremas será a segunda escola do Grupo Especial a desfilar, devendo entrar na pista às 21h20.


Participe
Os interessados em desfilar na Aruremas ainda tem tempo para garantir fantasias. Contato: 8407-7210 (falar com Gilson).


Cante com eles

A autoestima de Brasília, verde que te quero terra...
Autores: Alaídes Rodrigues de Sousa e Cristovam Buarque

Vou desabafar, liberar toda a emoção
Revolta e sofrimento afloram sob meu chão
A corrupção não vai manchar o meu lugar
De infinitas formas poluírem o meu ar
Capital do país, rica em belezas naturais
Capaz de transformar e transcender
Brasília é muito mais do que se vê

Preservar é amor, paixão,
Ordem e progresso, respeito à vida
Fumaças e carros vão à contramão
É meio ambiente vestido de cinza

É preciso reciclar
Proteger com orgulho a natureza
Nós podemos construir sem destruir
Salvar nosso planeta
Traçar o sonho e a esperança
Criança é o futuro da nação
Nascentes, cerrado e rios conservar
Não dá pra viver
Sem água, sem verde, sem ar

Recanto das Emas num só coração
Tempo de união, uma nova era
Branco, amarelo, azul anil
Brasil... Verde que te quero terra...

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação