Carnaval2013

Grupo de Acesso do carnaval de Brasília tem dez escolas; saiba sobre elas

As agremiações desfilam no domingo (10/2) e na segunda-feira na Passarela da Alegria

Adriana Izel
postado em 04/02/2013 09:20

A escola Capela Imperial de Taguatinga vai defender o samba enredo

Dez agremiações representam o Grupo de Acesso das escolas de samba do Distrito Federal. O grupo é a segunda divisão do carnaval da capital federal. As escolas se dividem em desfiles no domingo (10/2) e segunda-feira (11/2) na Passarela da Alegria, no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. Conheça mais sobre cada uma e sobre os sambas deste ano.

Unidos do Varjão

A escola venceu no ano passado na categoria Blocos de Enredo e agora participa pela primeira vez do Grupo de Acesso. Criada em 23 de junho de 2009, a escola estreou oficialmente em 2010. Neste ano, ela disputa com o samba "Varjão do Torto tem treze letras".


[VIDEO1]


Candangos do Bandeirante

Criada em 1978 pelo professor Valnor de Aguiar já chegou a mudar de nome em 2008, quando desfilou como Unidos da Candanga. Em 2011 retornou ao nome original. A escola venceu em 1985 e 2002.



Capela Imperial de Taguatinga

É uma das escolas de samba mais tradicionais da capital federal. Como bloco foi campeã em 1979 e 1980. No Grupo de Acesso conquistou em 1982, 1989, 2001 e no Especial em 1996. No ano passado caiu novamente para o Grupo de Acesso. A escola vai desfilar o samba enredo "Nas ondas da Rádio Nacional, sintonize a Capela Imperial".


[VIDEO2]


Mocidade do Valparaíso

A escola representa a região de Valparaíso de Goiás (GO) e apesar de não ser de Brasília por estar localizada no entorno do Distrito Federal participa do carnaval da cidade. Em 2010, venceu no grupo Blocos de Enredo e subiu para o Grupo de Acesso.

Império do Guará

A origem da escola é do Bloco Processamba formado por servidores do Serpro. Criada em 26 de dezembro de 1988, o nome original é Império do Cerrado. Depois de anos no Blocos de Enredo, a escolha conquistou o lugar no Grupo de Acesso.

Unidos da Vila Paranoá

A escola estreou em 2007 e trouxe o famoso Joãozinho Trinta para coordenar o desfile. Logo na estreia garantiu o segundo lugar no Grupo de Acesso e subiu para o Grupo Especial. No ano seguinte, voltou ao Grupo de Acesso.

Unidos da Vila Planalto/Lago Sul

A escola é formada por moradores da Vila Planalto e do Lago Sul. Venceu de 2004 a 2007 na categoria Blocos de Enredo. Neste ano disputa o Grupo de Acesso.

Aruremas

A Associação Recreativa, Desportiva e Cultural Unidos do Recanto das Emas, mais conhecida como Aruremas, nasceu como um braço da escola de samba Aruc. Fundada em 1997, conquistou título de campeã do carnaval de Brasília em 2008. Este ano tenta voltar ao primeiro lugar com o samba "Sou Recanto... Sou feliz... Emoção que faz cantar as quatro estações".

Dragões de Samambaia

Inicialmente batizada de Caprichosos de Samambaia, a escola foi fundada em 1991, dois após a criação da região de Samambaia. A escola ganhou o carnaval de Brasília apenas uma vez em 2009, com um enredo sobre o cinema brasileiro, o que lhe garantiu lugar no Grupo Especial. No entanto, ela retorna neste ano Grupo de Acesso.

Unidos do Riacho Fundo I


Fundada em 10 de abril de 2007, a escola de samba surgiu no Riacho Fundo I. Até 2011 ela disputava no carnaval de Brasília na terceira divisão, chamada de Blocos de Enredo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação