2015

Aprenda a preparar um buquê e um arranjo de flores para o Dia das Mães

Rosas e flores da estação são as mais procuradas para a data. Confira o tutorial

postado em 27/04/2015 11:00

O professor de artes florais, Joaquim Santos, ensina o passo a passo

Algumas mães costumam dizer que não precisam de presentes no Dia das Mães, mas todas elas gostam de ser lembradas. As flores, por exemplo, são ótimas opções para agradá-las, além de renovar o ambiente, trazem cor, perfume para a casa; mas que tal você mesmo preparar um buquê com as flores que ela mais gosta? Podem ser usadas rosas, cravos, astromélias ou qualquer outra que você encontre em floriculturas. Limônium ou crisântemo sortido são usados para preencher o arranjo.

Buquê
A escolha das flores é o primeiro passo para o preparo do buquê. Dê preferência para flores da estação, que estarão mais bonitas e frescas. Você também vai precisar de folhagem; uma folha de papel kraft, seda ou celofane; e um barbante ou fita de cetim.

Primeiro retire as folhas dos galhos. Comece com as flores mais vistosas no meio - elas darão mais volume ao arranjo -, depois coloque folhagem e flores menores alternadamente. Esse processo deve ser repetido até o buquê estar do tamanho desejado. Por fim, acrescente mais ramos de folhagem para dar acabamento.

[VIDEO1]

Dica: Para facilitar o embrulho, o papel escolhido pode ser dobrado em formato de diamante. Essa técnica evita que ele fique amassado. Escolha cores de papéis que combinem com a tonalidade das flores

Arranjo
Montar um arranjo requer mais dedicação, no entanto, irá impressionar quem receber. Caixas de madeira, formas de pão ou latas de leite podem servir como vasos. Para que as flores ganhem forma e durem mais tempo é importante ter uma esponja floral umedecida.

Comece cortando a esponja do tamanho do vaso. Os ramos de folhagem são os primeiros a preencher o arranjo: eles determinam altura e volume. Depois é só espetar flor por flor, como achar mais bonito. Começar pelas laterais facilita a montagem. Combinar cores e espécies diferentes deixam o arranjo mais bonito.

[VIDEO2]

Dica: Antes de começar a montagem, o tijolo floral deve ser "jogado" em uma travessa com água por aproximadamente cinco minutos. Mergulhar com as mãos faz com que o ar entre na esponja, deixando algumas partes secas, como explica o professor de artes florais Joaquim Santos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação