2015

Viagens em casal são um divisor de águas para os relacionamentos

Alguns casais aproveitam a oportunidade para firmar o compromisso e dar um passo à frente na relação

postado em 01/06/2015 09:20
A primeira viagem de um casal pode ser considerada um grande passo para o relacionamento, vista por muitos como um "test drive para o casamento". É nela que as qualidades e os defeitos de cada um tornam-se mais visíveis. Coach de relacionamento há cinco anos, Mariana Viktor acredita que, se o casal tem uma relação de parceiria, são grandes as chances de o passeio torná-los cúmplices, mas ela faz um alerta. "Se a relação dos namorados é contida ou muito inicial e cada um ainda está na fase de tentar ser o que imagina que o outro gostaria que fosse, então a viagem vai mostrar como cada um é e isso pode surpreender negativamente o parceiro;, explica.

Para os companheiros que já têm intimidade, o passeio pode ser a oportunidade perfeita para dar um passo à frente no relacionamento. Foi o que ocorreu com os advogados Gabriela Orlandi e Felipe Salomon, ambos de 26 anos. Uma viagem para a Índia, planejada há meses, começou com um pedido inesperado. Gabriela ficou sem palavras ao receber o tão sonhado pedido de casamento do namorado, em novembro de 2013. Eles namoravam há dois anos e meio.

Gabriela Orlandi e Felipe Salomon em frente ao Taj Mahal

"Nós fizemos uma viagem de quase 24 horas para chegar até a Índia. Chegamos ao hotel der madrugada e estávamos exaustos. Eu estava me preparando para dormir e ele disse que tinha um presente para mim", disse a advogada. Gabriela lembra de começar a chorar na hora em que o namorado mostrou o anel de noivado. Foi apenas no dia seguinte que Salomon revelou para a noiva que planejava que o pedido fosse feito em frente ao principal monumento da índia, o Taj Mahal. A aliança havia sido comprada há dois meses e ele não queria esperar por mais um dia. "Ele me pediu ali mesmo, no hotel" lembrou.

Após um ano e seis meses de noivado, Gabriela e Felipe vão oficializar a união um dia depois do Dia dos Namorados deste ano - em 13 de junho -, em uma festa na casa da avó do noivo, à beira do Lago Paranoá. Mesmo com todos os preparativos e a aproximação da data do casamento, a noiva conta que ainda não está nervosa para a cerimônia. "Acho que a ficha ainda não caiu", brinca.

A paisagem perfeita
Em março, a advogada Ana Karoliny Fonseca, 25 ano, só queria alguns dias de férias na Costa do Sauípe (Bahia) para relaxar ao lado do namorado Carlos Eduardo Lisboa, 33 anos. Ainda no avião, o funcionário público disse para a namorada que a viagem mudaria a vida deles, mas em momento algum deixou escapar que faria o pedido de casamento. Os dois estão juntos há quatro anos e já conversavam sobre casamento, mas a futura noiva não desconfiou que a proposta seria feita durante o passeio. "Foi a primeira viagem que fizemos realmente sozinhos, sem família ou amigos. Imaginei que era sobre isso que ele estava falando", lembra a advogada.

Ana Karoliny Fonseca e Carlos Eduardo Lisboa têm o registro do pedido filmado na praia baiana
Karoliny e Carlos começaram o relacionamento no Dia dos Namorados de 2010 e ela pensava que o pedido de casamento seria feito na comemoração dos cinco anos do namoro, mas Carlos a surpreendeu na praia. A noiva lembra que tudo foi preparado sem ela perceber. "Eu estava arrumando o cabelo e ele me abraçou dizendo que me amava, e que me queria para sempre na vida dele". O pedido foi gravado por câmera, posicionada estrategicamente para registrar o momento mais especial da vida do casal.

Ela ainda se emociona ao lembrar da história e a voz fica trêmula ao falar dos detalhes. O pedido cumpriu todas as regras que uma noiva tradicional espera: Carlos se ajoelhou, tirou uma caixinha do bolso com um anel de noivado e se declarou. Por pouco o pedido seria feito sem um anel. "A aliança precisou ser ajustada porque meu dedo é muito fininho e só chegou cinco dias antes da nossa viagem. Depois ele me disse que ficou com medo de não dar tempo. Ele fez tudo isso escondido, conta.

Veja o pedido

[VIDEO1]

"São quase cinco anos de namoro, a gente tem uma história de crescimento juntos. Quando nos conhecemos eu era muito nova, ainda na faculdade. Ele acompanhou todo o meu crescimento profissional". O casamento está marcado para 7 de maio do próximo ano, mas os preparativos já começaram e Karoliny está à procura do vestido ideal.

Destinos mais procurados pelos casais
No Brasil, os destinos mais procurados para viagens de casal são as praias do Nordeste, Rio de Janeiro, a paisagem exuberante do litoral catarinense, a serra gaúcha, Foz do Iguaçu (Paraná) e as cidades históricas de Minas Gerais, como indicam os dados da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

Já no exterior, a primeira opção dos brasileiros são os destinos latino-americanos como Argentina, Peru, México e as praias do Caribe. Nos Estados Unidos, os lugares queridinhos são: Nova York, Califórnia, Miami e Orlando. Quem escolhe pela Europa costuma viajar para Londres, Paris, Roma, Lisboa e Madri.

Já para a lua de mel, as cidades queridinhas são: Porto de Galinhas e Fernando de Noronha, em Pernambuco; Praia do Forte e Costa do Sauípe, na Bahia; Natal (RN), Fortaleza (CE) e Gramado. Para fora do país estão: Cancun (México), Punta Cana (República Dominicana), Paris (França) e Itália (Roma).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação