Eleições 2012

Crescimento socialista começa a ser testado na corrida pelo Planalto

postado em 30/10/2012 08:40

Eduardo Campos comemorou o resultado das urnas e disse que as relações com Lula e Dilma seguem inalteradas

;A leitura das eleições municipais é insuficiente para prever uma eleição nacional.; A frase do líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), pode não estar direcionada a uma legenda específica, mas serve ao PSB de Eduardo Campos. Nessas eleições, o partido teve o melhor resultado entre as capitais, abocanhando cinco prefeituras ; Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Cuiabá e Porto Velho ; e reforçou a influência na Região Nordeste. Mas isso não significa que o atual governador de Pernambuco e presidente da sigla vai encontrar brisa e água fresca no percurso até 2014 se resolver encarar mesmo a disputa presidencial.

Ao contrário, Campos enfrentará problemas até dentro do próprio Partido Socialista Brasileiro, começando por duas das capitais recém-conquistadas, Belo Horizonte e Fortaleza. A falta de apoio em uma importante capital nordestina, Salvador, onde ACM Neto (DEM) venceu, e as consequências de um possível conflito com o PT também minam o terreno em que o presidente do PSB vai pisar nos próximos dois anos. As vitórias dos socialistas Marcio Lacerda na capital mineira e de Roberto Cláudio em Fortaleza não podem ser atribuídas à força política de Eduardo Campos, o que dificulta a formação de palanques nessas capitais.

Lacerda, por exemplo, não só foi secretário de Desenvolvimento Econômico de Aécio Neves (PSDB) em Minas Gerais como teve o tucano como principal cabo eleitoral. Em uma possível disputa entre Aécio e Campos pela faixa presidencial, há grande possibilidade de o prefeito de Belo Horizonte fechar com o tucano, e não com o atual partido.



Na capital cearense, a vitória de Roberto Cláudio é creditada aos irmãos socialistas Cid e Ciro Gomes, que tiveram sérias desavenças públicas com o presidente do PSB. Em 2010, ainda sem engolir o apoio do PSB à candidatura de Dilma Rousseff, Ciro disse que o presidente da legenda não estava no nível que a história impunha a ele. Recentemente, Cid defendeu a reeleição da presidente.

Satélite
Sem contar que, com Dilma concorrendo, o lançamento da candidatura de Eduardo Campos significa rompimento com o PT. O PSB, que tem dois ministérios no atual governo, tenta empurrar pelo menos para o fim de 2013 as discussões em torno da corrida presidencial. Mas a voz do partido pode ser resumida na declaração do senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), que, mesmo dizendo que ;o lugar de 2014 é em 2014;, já declarou que a legenda não vai aceitar ser mero satélite, orbitando ao redor do PT.



Rollemberg lembrou ainda que o PSB foi o partido que mais apoiou o PT no primeiro e no segundo turno ; foram 413 coligações com petistas encabeçando a chapa. A recíproca, no entanto, não ocorreu. ;No segundo turno, o PT disputou 17 prefeituras e teve o apoio do PSB em 10. O PSB disputou sete, mas o PT só nos apoiou em uma (Duque de Caxias, no Rio de Janeiro);, disse. Apesar do crescimento nas eleições deste ano, no cômputo geral, o PSB elegeu 442 prefeitos. Entre os sete maiores partidos, o resultado só foi melhor que o do DEM (277), perdendo inclusive para o recém-criado PSD (495).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação